Processo Seletivo

IFTM Campus Uberaba seleciona estudantes especiais para o Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica em 2026

Edital regulamenta ingresso em disciplinas optativas do mestrado e do doutorado profissional no primeiro semestre letivo
Publicado em 22/12/2025 10:00 Atualizado em 22/12/2025 10:05
Compartilhe:
Compartilhe:
Ilustração digital em tons de azul. Uma mão formada por linhas e pontos luminosos se estende a partir da parte superior direita da imagem e toca, com o dedo indicador, um livro aberto. O livro também é representado por linhas e pontos luminosos, com as páginas abertas voltadas para cima, sobre um fundo escuro.
Ilustração digital em tons de azul. Uma mão formada por linhas e pontos luminosos se estende a partir da parte superior direita da imagem e toca, com o dedo indicador, um livro aberto. O livro também é representado por linhas e pontos luminosos, com as páginas abertas voltadas para cima, sobre um fundo escuro.
Crédito: Divulgação

O IFTM Campus Uberaba publicou edital que dispõe sobre o processo seletivo para estudantes especiais interessados em cursar disciplinas optativas no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) no primeiro semestre de 2026.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, na Página de Ingresso, no período de 19 de dezembro de 2025 a 2 de fevereiro de 2026. Para efetivar a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico, anexar documento de identificação e CPF, além de enviar o memorial acadêmico. A taxa de inscrição é de R$ 50,00, com prazo de pagamento até 3 de fevereiro de 2026.

O edital prevê a possibilidade de solicitação de isenção da taxa de inscrição entre os dias 19 de dezembro de 2025 e 20 de janeiro de 2026. Podem solicitar o benefício candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em instituição privada, com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, além de candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado em 22 de janeiro de 2026.

Ao todo, o processo seletivo oferta 45 vagas para estudantes especiais, distribuídas entre disciplinas optativas do programa. Do total de vagas, 20% são reservadas para candidatos autodeclarados negros, quilombolas e indígenas, e 5% para pessoas com deficiência. As demais vagas destinam-se à ampla concorrência, conforme a classificação final dos candidatos.

Para o primeiro semestre de 2026, estão previstas as disciplinas Metodologias Ativas e Inovação Escolar, Filosofia da Ciência e da Tecnologia, Informática e Educação no Ensino Tecnológico e História da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, conforme detalhamento do edital.

A seleção ocorrerá em etapa única, por meio da avaliação do memorial acadêmico, com pontuação máxima de 100 pontos. Para classificação, o candidato deverá alcançar, no mínimo, 60% da pontuação total, sendo respeitada a modalidade de concorrência escolhida no ato da inscrição.

O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado em 2 de março de 2026. O prazo para interposição de recursos será nos dias 3 e 4 de março, e o resultado definitivo está previsto para 6 de março de 2026. As matrículas da primeira chamada ocorrerão entre os dias 9 e 12 de março de 2026, conforme cronograma oficial.

Outras informações disponíveis no Edital nº  10/2025.

Compartilhe:

Notícias relacionadas