Pesquisa acadêmica utiliza Escola Agrotécnica Federal para compreender memória institucional do IFTM Campus Uberaba
Crédito: Arquivo Institucional
A história da Escola Agrotécnica Federal de Uberaba (EAFU), instituição que desde a década de 1950 atua na formação profissional no Triângulo Mineiro, foi tomada como objeto da tese de doutorado em Educação intitulada Por um inventário dos sentidos: o patrimônio educativo da Escola Agrotécnica Federal de Uberaba – EAFU – (1979–2002), defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A pesquisa foi desenvolvida por Juno Alexandre Vieira Carneiro, técnico em arquivo do IFTM Campus Uberaba.
Ao voltar o olhar para o período anterior à criação do Instituto Federal, o estudo analisa a escola como espaço de construção histórica, marcado por práticas educativas, relações cotidianas e experiências compartilhadas por docentes, técnicos administrativos, estudantes e egressos.
Juno Alexandre Vieira Carneiro detalha que "a pesquisa teve como objetivo apreender a construção do patrimônio educativo da Escola Agrotécnica Federal de Uberaba mediante a materialização de um inventário dos sentidos, a partir dos significados coletivos atribuídos, compartilhados e enunciados pelos protagonistas da memória institucional".
Na leitura do pesquisador, a trajetória institucional é compreendida como patrimônio educativo a partir dos sentidos atribuídos à escola ao longo do tempo. Para desenvolver a investigação, foram realizadas entrevistas baseadas na história oral, articuladas à pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O levantamento incluiu acervos institucionais e fontes localizadas em Uberaba, Belo Horizonte e Brasília, bem como pesquisa de campo voltada à identificação de objetos, registros e espaços associados à memória institucional.
Ao refletir sobre o tema, Juno Alexandre Vieira Carneiro afirma que a pesquisa propõe ampliar a forma de compreender a história institucional. “É necessário e urgente voltar as lentes ao passado não apenas como lugar de memórias episódicas, pontuais e comemorativas, mas em uma perspectiva crítica e transformadora para as atuais e futuras gerações”,
Na interpretação do professor Ednaldo Gonçalves Coutinho, do Campus Uberlândia, o estudo contribui para o entendimento da trajetória institucional ao reconhecer a memória como elemento formativo. “Resgatar a nossa história é sempre um aprendizado para todos nós. Nos relembra, ensina e nos mostra nossas origens e gêneses”, declarou.
Sob a perspectiva da servidora Luciana Couto Lemes, a pesquisa cumpre um papel de registro histórico. “Pelo título e pelo tema da pesquisa, o estudo deixa documentado o início da história do nosso querido IFTM”, afirmou.
A pesquisa traz à tona aspectos da trajetória da EAFU que ajudam a compreender como se formaram práticas, experiências e modos de ensinar ao longo do tempo. Ao registrar essas vivências e memórias, o trabalho lança luz sobre a história que antecede o IFTM Campus Uberaba e amplia o olhar sobre a educação profissional construída na instituição.
