Professor Paulo Irineu toma posse na Academia de Letras de Uberlândia
Crédito: Comunicação Social - Campus Uberlândia
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Uberlândia celebra uma importante conquista para a cultura e a educação da região. No último dia 07 de fevereiro, o professor titular Paulo Irineu Barreto Fernandes tomou posse como membro efetivo da Academia de Letras de Uberlândia (ALU).
A Cadeira nº 7 e a Representatividade
A cerimônia oficializou a entrada do docente no quadro de acadêmicos da instituição, onde ele passa a ocupar a Cadeira de número 7. A cadeira tem um simbolismo histórico profundo: sua patronesse é a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis (1822-1917), considerada a primeira mulher negra a escrever um romance no Brasil (Úrsula, 1859) e uma pioneira na literatura abolicionista..
Em seu depoimento, o professor ressaltou a honra de representar tal legado: "É motivo de muita honra, alegria e felicidade. Maria Firmina dos Reis é considerada a primeira autora de origem afrodescendente nascida no Brasil a escrever um romance", destacou.
Uma Academia Viva e Atuante
Mais do que um título ou uma honraria, Paulo Irineu enfatiza que ingressar na ALU traz consigo uma responsabilidade cívica e educacional. Para ele, o papel da instituição vai além dos ritos formais; deve ser um agente ativo na sociedade.
"O compromisso de uma Academia de Letras em uma cidade é trabalhar pela língua portuguesa, pela literatura e pela cultura. É promover eventos, divulgar a literatura nas escolas e nos espaços públicos", afirmou o novo acadêmico.
Ele reforça que sua missão é somar esforços ao trabalho que já vem sendo realizado pelos demais membros: "Acredito que o papel que nós temos a realizar agora é grande. Vamos juntar esforços para representar bem o nosso papel junto à comunidade de Uberlândia e região".
Trajetória Dedicada ao Pensamento
Para Paulo Irineu, a posse na Academia é a culminância de uma vida dedicada aos livros e ao ensino. "Do ponto de vista pessoal, fico muito contente. É uma forma de valorizar toda uma trajetória dedicada à literatura, à cultura, à filosofia e à leitura", concluiu.
Nascido em Goiânia (GO) e com raízes em Arraias (TO), Paulo Irineu vive em Uberlândia desde os três anos de idade e onde construiu toda sua formação, do ensino primário à pós-graduação.
Filósofo de formação e Professor Titular do IFTM, possui vasta produção intelectual que transita entre a filosofia, a música e a história regional. É autor das obras:
-
Ensaio sobre The Dark Side of the Moon e a Filosofia: uma interpretação filosófica da obra-prima do Pink Floyd (Editora Viseu, 3ª ed., 2021);
-
Cavando Trincheiras (Editora Composer, 2012);
-
Geofilosofia (em parceria com Caterina Resta, Editora Barlavento, 2019);
-
A Biografia de Felipe Antônio Cardoso (Editora Subsolo, 2024).
O IFTM Campus Uberlândia parabeniza o professor pela conquista, certo de que sua atuação na Academia de Letras trará grandes frutos para a educação e a cultura do Triângulo Mineiro.
