Visita do ministro

Ministro da Educação, Camilo Santana, visita obras do IFTM Sete Lagoas e destaca importância do novo Campus para a região

60% das obras já estão concluídas e previsão de inauguração é o mês de abril, mas aulas terão início no dia 23 de fevereiro em espaço provisório
Publicado em 12/02/2026 16:50 Atualizado em 13/02/2026 15:52
Compartilhe:
Compartilhe:
Ao lado do reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, e da diretora de implantação do Campus Sete Lagoas, Renata Marques, ministro confere as plantas das obras
Ao lado do reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, e da diretora de implantação do Campus Sete Lagoas, Renata Marques, ministro confere as plantas das obras
Crédito:

O ministro da Educação, Camilo Santana, visitou, nesta quarta-feira (11), as obras do Campus Sete Lagoas, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Recebido pelo reitor do Instituto, Marcelo Ponciano, e pela diretora de implantação da unidade, Renata Marques, o ministro conheceu a planta arquitetônica do campus, percorreu os blocos em construção e acompanhou de perto o andamento das frentes de trabalho no canteiro de obras.

A agenda teve como foco a consolidação do novo campus do IFTM na região Central de Minas Gerais. Durante a visita, foram apresentados dados atualizados sobre a execução da obra, a estrutura física prevista para a unidade e a organização acadêmica para o início das atividades letivas. Mesmo sob chuva intensa no início da manhã, o ministro percorreu as instalações, conversou com a equipe responsável pela construção e acompanhou explicações técnicas sobre os blocos pedagógicos, laboratórios e áreas administrativas. Para circular com segurança pelo terreno úmido, trocou os sapatos por botinas adequadas ao canteiro, gesto que marcou o tom próximo e atento da visita.

“Esta visita faz parte da expansão dos campi dos Institutos Federais que o presidente Lula está promovendo em todo o Brasil, totalizando 106 novas unidades. Em Sete Lagoas, verificamos que a obra já atingiu cerca de 60% de execução, e a expectativa é que o campus seja integralmente entregue no final de abril”, afirmou o ministro.

Estrutura e andamento das obras

O Campus Sete Lagoas está sendo construído em área localizada em uma região central da cidade, próxima ao Terminal Rodoviário. O projeto arquitetônico prevê uma estrutura com mais de três mil metros quadrados de área construída, distribuída em blocos didáticos, blocos de laboratórios, área administrativa, biblioteca, auditório e espaços de convivência.

Durante a visita técnica, o ministro percorreu os blocos em fase mais avançada de acabamento, incluindo áreas onde já foram instaladas fiação elétrica, pisos e parte do revestimento externo. Outras frentes de trabalho seguem em execução. “O campus está localizado em uma área privilegiada no centro da cidade, com excelente acessibilidade por sua proximidade ao Terminal Rodoviário. Um dos diferenciais será a parceria com a prefeitura para o uso do restaurante popular vizinho, garantindo a alimentação dos nossos alunos por meio de convênio”, destacou o ministro.

Início das atividades acadêmicas

Enquanto a sede definitiva é concluída, o Campus Sete Lagoas dará início às suas atividades acadêmicas em espaço provisório, fruto de parceria com a prefeitura. Serão 70 estudantes, distribuídos em duas turmas de Ensino Médio Integrado ao Técnico, nos cursos de Automação Industrial e Desenvolvimento de Sistemas.

“Ao lado do reitor Marcelo e da futura diretora, Renata, que é natural de Sete Lagoas, acompanhamos o processo de lotação de professores e servidores para o início das atividades. As aulas do ensino técnico integrado ao médio começarão no dia 23 de fevereiro, logo após o Carnaval. Inicialmente, as atividades ocorrerão em um espaço alugado, fruto de uma parceria com a prefeitura”, ressaltou o ministro em entrevista à imprensa local.

A diretora de implantação, Renata Marques, faz o acompanhamento constante da obra do campus e apontou os pontos de maior avanço nas construções.

“As áreas mais avançadas da construção são o bloco administrativo (Bloco B) e os blocos de laboratórios, que já contam com a fiação instalada, pisos praticamente concluídos e a fase de emboço finalizada. No momento, essas estruturas entram na etapa de acabamento. Estamos preparando cada detalhe com muito rigor e dedicação para que esses jovens integrem o IFTM e tenham acesso a um ensino de excelência em Sete Lagoas”, ressaltou. “É uma grande emoção receber o Ministro Camilo Santana em nossa cidade. Esta visita reflete nosso compromisso com uma educação pública de qualidade e simboliza a concretização de um projeto em que acreditamos profundamente”, completou a diretora.

O reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, ressaltou o significado institucional da implantação da nova unidade. “Esta unidade representa o décimo campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e a conclusão das obras está prevista para o final de abril, processo para o qual contamos com o empenho de todo o nosso colégio de dirigentes e da comunidade acadêmica. Já temos docentes no campus e estamos em vias de receber vagas de técnicos administrativos para serem lotados aqui. O IFTM segue em pleno crescimento e expansão, levando a educação pública de excelência que já oferecemos para ainda mais regiões de Minas Gerais”, comemorou o reitor.

Novos servidores à vista

O ministro destacou a aprovação da lei que vai permitir que novos servidores cheguem em breve não só ao Campus Sete Lagoas, como a outros campi de institutos federais pelo Brasil.

“É importante destacar que a Câmara dos Deputados aprovou, na semana passada, o projeto de lei que autoriza a contratação de mais de 16 mil novos professores e técnicos administrativos para os Institutos Federais. Essa medida fortalecerá toda a nossa rede”.

Segundo o ministro, só em Minas Gerais há investimentos na ordem de R$ 757 milhões na abertura e consolidação de novos campi no Estado. Considerando o Novo PAC em Minas Gerais, os aportes ultrapassam R$ 2 bilhões, abrangendo desde creches e escolas de tempo integral até universidades e institutos federais.

Autoridades presentes

A visita foi acompanhada pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Bregagnoli; pelo deputado federal Rogério Correia; pelo prefeito de Sete Lagoas, Douglas Melo; pelo presidente da Câmara Municipal, Ivan Luiz; além dos vereadores Caio Valace, Eraldo da Saúde, Alber Enfermeiro, Thiago Santana e Walisson Lelé.

Com a implantação do Campus Sete Lagoas, o IFTM amplia sua atuação em Minas Gerais e consolida sua presença em uma região estratégica do estado, fortalecendo a oferta de educação pública, gratuita e de qualidade, articulada às demandas sociais e produtivas locais.

Compartilhe:

Notícias relacionadas