Projeto

IFTM Campus Patos de Minas realiza primeiro encontro do NEDSEG em 2026 e apresenta projeto de leitura voltado à literatura negra

O primeiro encontro do NEDSEG foi marcado por um momento de acolhimento aos estudantes ingressantes e de reencontro com os veteranos, fortalecendo os vínculos do grupo e abrindo as atividades do núcleo em 2026
Publicado em 17/02/2026 17:20 Atualizado em 17/02/2026 17:41
Compartilhe:
Compartilhe:
Estudantes e servidores do IFTM Campus Patos de Minas no primeiro encontro do NEDSEG em 2026
Estudantes e servidores do IFTM Campus Patos de Minas no primeiro encontro do NEDSEG em 2026
Crédito: IFTM Campus Patos de Minas

No dia 12 de fevereiro de 2026, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Patos de Minas, realizou o primeiro encontro do ano do Núcleo de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero (NEDSEG). A atividade foi conduzida pela coordenadora do núcleo, professora Adriana Nogueira, e pela bibliotecária Elis Ane de Oliveira, que também atua nas ações do NEDSEG.

O momento teve como objetivo apresentar o NEDSEG aos discentes ingressantes e promover o reencontro dos estudantes veteranos que já participam das atividades do núcleo, fortalecendo o espaço de diálogo, acolhimento e construção coletiva em torno das temáticas de diversidade, sexualidade e gênero no campus.

Durante o encontro, também foi apresentado o projeto de ensino “Leitura em Movimento: Vozes Negras na Literatura Brasileira”, que será desenvolvido no âmbito da biblioteca do campus Patos de Minas, aprovado no Edital nº 08/2025/PROEN-REI, do Programa de Incentivo ao Ensino do IFTM, voltado ao apoio a coordenadores(as) de projetos de ensino vinculados às bibliotecas. O projeto integra ações formativas de incentivo à leitura e à valorização da literatura de autoria negra, promovendo atividades de mediação de leitura, rodas de conversa, divulgação de escritoras e escritores negros da literatura brasileira, dentre outros.

Como parte da programação, no mês de março — período em que se intensificam as reflexões sobre as lutas e conquistas das mulheres — será realizada uma ação especial do projeto, com a confecção de banners com biografias de mulheres negras escritoras. Entre as autoras que serão abordadas estão Ryane Leão, poeta e autora contemporânea que utiliza a escrita como forma de resistência e de expressão da ancestralidade e do empoderamento, e Cidinha da Silva, conhecida por sua escrita “exuzilhada”, que transita entre a ancestralidade africana e as questões urbanas do cotidiano.

A iniciativa reafirma o compromisso do IFTM Campus Patos de Minas com a promoção de práticas educativas que valorizem a diversidade, a representatividade e a formação crítica dos estudantes, fortalecendo a biblioteca e os núcleos de estudos como espaços de leitura, reflexão e participação ativa da comunidade acadêmica.

Compartilhe:

Notícias relacionadas