Eventos Institucionais

Seguem abertas inscrições para o V Fórum de Ensino do IFTM

O evento acontece de 25 a 27 de maio com programação presencial e on-line e este ano discute os desafios e possibilidades da garantia da autonomia dos Institutos Federais. Interessados em participar podem realizar inscrição gratuita pela internet até dia 27 de maio
Publicado em 13/04/2022 17:30 Atualizado em 20/05/2022 17:15
Legenda da imagem
Imagem retangular de fundo branco com o logotipo do V Fórum de Ensino do IFTM: Desafios para a garantia da autonomia escrito em roxo e preto ao centro
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza a 5ª edição do Fórum de Ensino nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2022 com programação presencial e online pelo canal da instituição no YouTube.

Este ano, o evento discute desafios e possibilidades da garantia da autonomia dos Institutos Federais, organizações integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que hoje é composta por 41 instituições e é ligada ao Ministério da Educação (MEC).

O evento tem como público-alvo principal a comunidade acadêmica do IFTM, especialmente professores e técnicos-administrativos ligados à área de ensino, mas também é aberto à comunidade externa interessada em conhecer e/ou aprofundar conhecimentos na temática.

Interessados em participar podem realizar inscrição gratuita na página do V Fórum de Ensino do IFTM até 11h do dia 27 de maio.

Márcio José de Santana, pró-reitor de Ensino do IFTM, explica que o evento consiste em propiciar espaço para reflexão e diálogo sobre o planejamento e o desenvolvimento de ações educacionais no que tange às dificuldades e alternativas possíveis para se garantir a autonomia institucional na Rede Federal de Ensino.

“Pela importância de tais discussões, reforço aqui o meu convite aos servidores do IFTM para participarem desse momento, estendendo-o ainda para os demais Institutos Federais, entre outras organizações e pesquisadores ligados à Educação Profissional e Tecnológica. Afinal, estamos em constante construção e produção de conhecimentos e práticas e isso nos levar a repensar, replanejar e reorganizar sempre”, disse o professor.

Programação

A programação do V Fórum de Ensino do IFTM conta com abertura no dia 25 de maio, às 08h30, e posterior palestra intitulada Políticas Públicas e desafios enfrentados pelos Institutos Federais, ambos no auditório do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Às 13h, o evento é retomado com roda de conversa sobre experiências pedagógicas nas unidades curriculares politécnicas. Ainda nesse horário, ocorre o I Interpet, workshop dos Programas de Educação Tutorial (PET) do IFTM. Às 15h30, diretores e coordenadores de ensino da instituição reúnem-se para discussões e alinhamentos.

No dia 26 de maio, acontece a III Mostra de Projetos de Ensino do IFTM, em que serão apresentados projetos da referida área desenvolvidos no âmbito dos diversos campi da instituição no ano de 2021, incluindo projetos desenvolvidos em programas como PET, Programa de Iniciação à Docência (PIBID), Residência Pedagógica, entre outros. As apresentações de trabalhos podem ser conferidas pelo canal do IFTM no YouTube a partir das 08h30.

No último dia do Fórum, 27 de maio, das 09h às 11h, será realizada mesa-redonda denominada EJA: políticas públicas e ações institucionais, seguida por encerramento com os organizadores do evento, ambos com transmissão ao vivo também pelo YouTube.

Mais informações na página do V Fórum de Ensino do IFTM e na página da III Mostra de Ensino do IFTM.