Polo EMBRAPII

Polo de Inovação e Unidade EMBRAPII do IFTM receberam visita de consultor da empresa

O encontro ocorreu no dia 26 de abril para mostrar a infraestrutura e os projetos desenvolvidos na unidade, que fica localizada no IFTM Campus Uberaba
Publicado em 12/05/2022 11:00 Atualizado em 16/05/2022 15:28
Compartilhe:
Compartilhe:
Legenda da imagem
Foto colorida tirada durante a visita do consultor da EMBRAPII ao Polo de Inovação e Unidade EMBRAPII do IFTM no Campus Uberaba. Da esq. para a dir.: Fernanda Jardim, Deborah Santesso Bonnas e Kleber Luis Wolf
Crédito: Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFTM

No dia 26 de abril, o Polo de Inovação e Unidade EMBRAPII do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFTM) recebeu a visita de Kleber Luis Wolf, consultor da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), para conhecer a infraestrutura dos laboratórios da área e os projetos em andamento.

O consultor foi recebido por diversas autoridades do IFTM e do Polo: Deborah Santesso Bonnas, reitora; Carlos Antônio Alvarenga Gonçalves, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Substituto; Luís Fernando Santana, diretor-geral do IFTM Campus Uberaba; Fernanda Barbosa Borges Jardim, diretora-geral do Polo de Inovação; Hamilton César de Oliveira Charlo, coordenador de Prospecção do Pólo; Eduardo Jardel Veiga Gonçalves, coordenador de Planejamento e Negócios do Pólo; Karoline Maso dos Reis, gestora de Projetos e Financeira do Pólo; e Christiane Sousa Neves, gestora de Recursos Humanos do Pólo.

Segundo Fernanda Jardim, a visita foi bastante produtiva, “pois permitiu ao consultor da EMBRAPII conhecer os diversos laboratórios da área de competência do Polo, além de estruturas anexas como campo experimental e estufas agrícolas”, relatou Jardim.

Um dos momentos da visita contemplou a apresentação dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Polo de Inovação e Unidade EMBRAPII do IFTM, denominado Soluções Agroalimentares, em parceria com empresas. O primeiro projeto visitado foi o liderado pelo professor Robson Thomaz Thuler, em parceria com o Grupo Vitae Ruralvit Biotech, intitulado “Desenvolvimento de um inseticida biológico para o controle de lagartas de Spodoptera eridania”. Em seguida, foi mostrada a pesquisa “Desenvolvimento e avaliação da eficiência de fertilizantes à base de resíduo de rocha da produção de concreto betuminoso usinado a quente”, desenvolvida pelo professor Valdeci Orioli Júnior junto com a empresa Jasfalto. Por fim, o professor Hamilton César de Oliveira Charlo apresentou o projeto “Adaptação e validação da tecnologia de espectrômetros de infravermelho próximo (NIR) para avaliação do estado nutricional e qualidade de grãos de milho”, liderado por ele e com a colaboração da empresa IOTIC Consultoria e Tecnologias Agrícolas.

As apresentações dos projetos contaram ainda com a participação dos estudantes bolsistas do Polo, selecionados por meio de edital, que têm a oportunidade de participar de pesquisas aplicadas ao setor industrial, contando assim com um diferencial em suas formações curriculares.

Sobre o Polo de Inovação e Unidade EMBRAPII do IFTM Soluções Agroalimentares

O Polo de Inovação e Unidade EMBRAPII do IFTM Soluções Agroalimentares foi credenciado em novembro de 2020 por meio de edital e está instalado no IFTM Campus Uberaba. Possui como principal objetivo o fomento a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) junto às empresas do setor industrial.

Com a temática “Soluções Agroalimentares”, a unidade atua nos segmentos da agricultura (produção vegetal, irrigação, bioestimulantes, biofortificação, gerenciamento de recursos naturais, tecnologias da informação); agroquímicos (fertilizantes e defensivos agrícolas); geração de energia (biocombustíveis) e alimentício (compostos bioativos, aproveitamento de resíduos, embalagens sustentáveis, segurança alimentar, rastreabilidade). Até o momento, o IFTM tem uma carteira de projetos que chegam a 1,9 milhão de reais.

Outro objetivo da unidade envolve o treinamento de estudantes participantes dos projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais (soft skills). As soft skills permitem que, frente a situações-problema ou oportunidades, o profissional seja capaz de mobilizar adequadamente atitudes, comportamentos e esquemas mentais ajustados aos diferentes contextos. Alguns exemplos de soft skills são habilidades como liderança, trabalho em equipe, criatividade, empreendedorismo, entre outras.

Mais informações na página Polo EMBRAPII do IFTM.

Compartilhe:

Notícias relacionadas