Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do IFTM relata experiência de participação em programa de intercâmbio no Japão

Victor Gustavo Pires Ferreira foi um dos 10 alunos selecionados para o Sakura Science High School Program

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 18/12/2019 às 10:30
  • Última modificação 18/12/2019 às 10:34
Alunos de Institutos Federais participantes do programa de intercâmbio no Japão
Crédito: Arquivo Pessoal

O estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, IFTM Campus Patrocínio, Victor Gustavo Pires Ferreira, foi um dos 10 alunos selecionados para o Sakura Science High School Program, programa de intercâmbio de curta duração para o Japão, sendo o único aluno do estado de Minas Gerais escolhido.

O objetivo do programa é promover intercâmbio de 7 dias para estudantes brasileiros, na área de ciência e tecnologia avançada desenvolvidas no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades do país, participação em aulas especiais com ganhadores de prêmio Nobel, visita à embaixada do país de origem no Japão, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes.

O intercâmbio ocorreu de 24 a 30 de novembro e ainda possibilitou aos participantes conhecer diversos lugares como o Museu de Tokyo, o templo budista Kamakura Kōtoku-in, a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial – Jaxa, a Universidade Tsukubai, o Tokyo Metropolitan University, a Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia Marítima, dentre outros, com todas as despesas pagas pelo programa.

Victor Gustavo relatou que viveu no Japão uma das melhores experiências de sua vida. “O intercâmbio procurou nos proporcionar amplos conhecimentos a respeito dos investimentos em ciência e cultura no Japão. Foi incrível participar desse programa, que abriu nossas mentes sobre como a ciência pode contribuir para a construção de um mundo melhor. Hoje retorno ao Brasil com uma nova visão de mundo. Sinto que o nosso país tem muito o que fazer, mas estou esperançoso em ajudar a construir este futuro”.

A coordenadora-geral de Relações Internacionais e Idiomas do IFTM disse estar muito feliz com o resultado e a representatividade do IFTM no âmbito nacional e internacional. “Victor já havia sido selecionado pelo programa de mobilidade internacional do IFTM para o Chile e acredita que o resultado do aluno é o somatório das oportunidades oferecidas e abraçadas pelo discente na nossa instituição”.

Além de Victor, mais 9 alunos de Institutos Federais participaram do programa: Instituto Federal de Brasília, Instituto Federal do Acre, Instituto Federal de Roraima, Instituto Federal da Bahia, Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal de Goiás, Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal Sul-Riograndense e Instituto Federal de Santa Catarina.