Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Neabi do IFTM Campus Uberaba promove Encontro Temático para discussão sobre as Comissões de Heteroidentificação

Evento, realizado em parceria com a UFTM, ocorreu no dia 13 de fevereiro

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 19/02/2020 às 14:51
  • Última modificação 20/02/2020 às 10:41
Participantes do evento reunidos
Crédito: Juno Alexandre

Na tarde da última quinta-feira (13), aconteceu, no auditório do IFTM Campus Uberaba, oEncontro Temático sobre as Comissões/Bancas de Heteroidentificação nas Instituições Federais de Ensino Superior: desafios e possibilidades”. O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – Neabi – do referido campus e contou com a parceria do grupo de extensão Temas Raciais, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Souza.

O Encontro promoveu reflexões e trouxe para o debate procedimentos que devem ser utilizados pelas Comissões de Heteroidentificação nas instituições de ensino superior considerando a Lei nº 12.711/2012 – que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio - e a Portaria IFTM n° 1.810/2018 – que estabelece a criação das referidas Comissões nos campi da instituição.

A atividade contou com a presença da vice-reitora do IFTM, Marlene Jerônimo, de membros dos Neabis e das Comissões de Heteroidentificação de diversos campi da instituição – Uberaba, Uberlândia, Patrocínio e Avançado Uberaba Parque Tecnológico, e de representantes do movimento negro da região.

Como destaques das discussões, foi registrado pelos participantes que a política de ações afirmativas extrapola o sistema de reservas de vagas para negros, negras e indígenas, além de ser um desafio avançar em tais políticas no IFTM, inclusive em relação à formação e atuação dos Neabis nos campi, em prol de uma educação democrática e plural.

Também foram apresentadas diversas reivindicações sobre as Comissões de Heteroidentificação dos campi e da reitoria do IFTM, que se deparam constantemente com a situação de uso indevido da reserva de cotas por brancos, o que impossibilita a real efetivação desse aspecto das políticas afirmativas na instituição. Assim, foi reforçada a necessidade de que tais comissões sejam integradas por servidores e representantes da sociedade civil engajados no enfrentamento de questões raciais e ligadas ao racismo, assim como foi defendida a formatação de uma resolução - ampla e devidamente discutida pela instituição - que norteie os trabalhos das comissões.