Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Forinter apresenta planejamento estratégico para o biênio 2020-2021

Forinter apresenta planejamento estratégico para o biênio 2020-2021

Texto norteará as ações da nova coordenação e do grupo, que é composto por representantes de toda a Rede Federal

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 10/03/2020 às 15:00
  • Última modificação 11/03/2020 às 15:01
Reunião do Forinter com dirigentes do Conif para apresentação do planejamento estratégico 2020-2021
Crédito: Assessoria de Comunicação do Conif

A coordenação do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) apresentou, nesta quinta-feira (5/3), seu planejamento estratégico para o biênio 2020-2021. O texto irá nortear as ações da nova coordenação – eleita em dezembro do ano passado – e do grupo, que é composto por representantes de todas as 41 instituições que compõe o Conselho.

O documento é centrado em três metas principais: construir, aprovar e implementar a política de internacionalização para as instituições da Rede Federal; propor diretrizes orçamentárias para a internacionalização e, por fim, fortalecer a comunicação no âmbito do fórum. “O plano pensa a internacionalização como uma ação estratégica da educação profissional, científica e tecnológica”, afirma Jefferson Manhães de Azevedo, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Manhães coordena a Câmara Temática de Relações Internacionais do Conif, que funciona como um grupo de trabalho que fica encarregado de estudar, discutir e propor ações pertinentes a internacionalização nas instituições da Rede Federal. A missão do Forinter é apoiar as ações da câmara. “Com o planejamento estratégico acredito que vamos motivar os assessores e fortalecer o diálogo dos reitores com as instituições internacionais com as quais queremos cooperar”, defendeu o coordenador da câmara.

De acordo com a coordenação do Forinter, foi estabelecido o plano de ação foi para o ano de 2020, que envolvealém de iniciativas nesses três campos, a organização da própria coordenação e a proposição de projetos em temas específicos como refugiados e português como língua adicional. “O nosso maior desafio será definir de fato uma politica de internacionalização para a Rede Federal tendo um único direcionamento”, explicou Sônia Guimarães, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), coordenadora do fórum.

Também compõe a coordenação do fórum Daniel de Oliveira, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) como vice coordenador, Anderson Galvão (1º secretário), Roberta dos Santos (2ª secretária) e Adrian Clarindo (apoio) dos Institutos Federais de Brasília (IFB), do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e do Paraná (IFPR), respectivamente.

Fonte: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/3306-forinter-apresenta-planejamento-estrategico-para-o-bienio-2020-2021?Itemid=609