Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comunicado Oficial

Comunicado Oficial

IFTM divulga informações institucionais acerca do COVID-19 (Coronavírus)

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 15/03/2020 às 12:00
  • Última modificação 19/03/2020 às 09:16
Comunicado Oficial IFTM - Coronavírus
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, ciente do estado de pandemia causado pelo COVID-19 (Coronavírus) e acompanhando as recomendações determinadas pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação (MEC), vem divulgando por meio de seus veículos institucionais de comunicação as orientações dos órgãos responsáveis e realizando reuniões entre os dirigentes e Comissão de Saúde e Bem-Estar da Reitoria e dos campi para promover medidas de prevenção a serem adotadas pela comunidade acadêmica.

No dia 3 de março, a reitora Deborah Santesso solicitou aos diretores-gerais de campi a verificação do fornecimento do produto de higiene álcool em gel pelas empresas contratadas pela mão de obra de limpeza e, caso não fosse previsto em contrato, que fosse providenciada a aquisição desses materiais para disponibilização aos servidores, alunos e visitantes, principalmente nos banheiros públicos. Desde o dia 6 de março, o IFTM vem divulgando, no site e redes sociais institucionais, campanhas de conscientização com orientações do Ministério da Saúde que evitam a contaminação e sinalizam a necessidade de, se apresentar algum sintoma, procurar uma unidade de saúde ou ligar para o número 136.

O Ministério da Educação, por meio do Ofício-Circular 23/2020/GAB/SETEC/SETEC-MEC, encaminhou, no dia 10 de março, aos dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, recomendações do novo Coronavírus. Dentre essas recomendações destacam-se: a promoção de atividades educativas sobre higiene de mãos e etiqueta respiratória, estímulo a higienização das mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas, manter os ambientes arejados por ventilação natural, evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados e comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana. O MEC disponibilizou uma campanha para as redes sociais, a qual publicamos em nossos perfis oficiais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu no dia 11 de março a COVID-19 uma pandemia e que em ambientes de instituições de ensino, por possuírem um grande número de pessoas e que realizam frequentemente atividades coletivas e em ambientes fechados, ações preventivas são ainda mais importantes para evitar a propagação da doença.

Desse modo, o IFTM anuncia à comunidade acadêmica que a Reitoria, os diretores-gerais e diretores/doordenadores-gerais de Ensino, Pesquisa e Extensão dos campi e a Comissão Central de Saúde e Bem-Estar vêm realizando um trabalho, conjuntamente, para as deliberações acerca do planejamento, acompanhamento e execução de ações diárias quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19).

Embora nenhum caso confirmado ou suspeito tenha sido identificado nos integrantes da comunidade acadêmica dos campi e unidades do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, a Reitoria informa que na segunda, dia 16, será realizada uma reunião com os dirigentes para avaliar algumas medidas de prevenção a serem adotadas no âmbito da instituição. O IFTM tem buscado e seguido também todas as orientações do Ministério da Educação, Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação) e das prefeituras dos municípios em que o IFTM está presente quanto às medidas a serem tomadas no que diz respeito à manutenção do funcionamento das unidades. Dessa forma, solicitamos a todos que busquem informações e façam uso das medidas preventivas, tanto pessoais quanto coletivas, sobretudo daquelas publicadas pelo Ministério da Saúde. A Reitoria orienta, por fim, que não sejam compartilhadas informações alarmistas e/ou falsas.