Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Em respeito à Instrução Normativa com medidas contra o Corona Vírus, IFTM Udicentro terá atividade remota

Documento estabelece regras para trabalho a distância e dá outras orientações para ajudar a conter a pandemia

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 18/03/2020 às 00:00
  • Última modificação 19/03/2020 às 15:37
Diretora geral do IFTM Udicentro em reunião com técnicos-administrativos sobre Covid-19
Crédito: Guilherme Brasil/IFTM Udicentro

A pandemia de corona vírus (Covid-19) tem afetado a rotina de muitos países ao redor do mundo e no Brasil não é diferente. Várias medidas vêm sendo adotadas nos diferentes estados brasileiros e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) também está fazendo sua parte. Nesta quarta-feira (18), foi publicado o segundo documento com instruções sobre como agir diante do Corona Vírus. A Instrução Normativa 02/2020 estabelece, temporariamente, o regime de trabalho remoto integral ou parcial e a possibilidade de flexibilização do horário de trabalho no âmbito do IFTM. Antes dela, já havia sido publicado um Comunicado Oficial suspendendo as aulas e atividades presenciais para os estudantes a partir desta quarta (18).

No Campus Uberlândia Centro (Udicentro), os detalhes da instrução foram repassados aos servidores em uma reunião emergencial. Durante o encontro, que foi realizado ao ar livre, a diretora geral, Lara Kuhn, explicou os principais pontos da instrução e reforçou com os servidores da unidade estratégias para evitar maior propagação da pandemia.

Pontos importantes da instrução

Entre os pontos abordados na instrução estão os casos em que servidores podem executar suas tarefas remotamente. Quaisquer servidores que estejam no grupo de risco, cujas possibilidades estão listadas no artigo 4º da instrução, devem executar suas tarefas de casa, assim como servidores, colaboradores e estagiários que sejam responsáveis por crianças “que não possuem idade suficiente para ficar sozinhas em casa ou que não tenham a possibilidade de deixá-las em outro ambiente de segurança ou aos cuidados de um terceiro”. Para tanto, devem solicitar autorização da chefia imediata.

O documento também suspende: “viagens internacionais a serviço; participações de servidores em treinamentos presenciais, congressos e eventos, a trabalho; e o acesso do público externo a bibliotecas, auditórios, refeitórios, lanchonetes, cantinas, ginásios e outros locais de uso coletivo nas dependências do IFTM, além de “visitação pública e atendimento presencial do público interno ou externo que puder ser prestado por meio eletrônico ou telefônico”, conforme lista o artigo 11.

Há informações também sobre formas de trabalho remoto que podem ser admitidas, orientações para lidar com empregados contratados, além de instruções sobre como prestar contas das atividades desenvolvidas em casa. O documento reforça que “o regime de trabalho remoto, seja ele parcial ou integral, deve ocorrer em ambiente domiciliar, evitando assim a circulação em espaços públicos como parques, praças, clubes, shoppings, entre outros, que contribuam para aglomeração de pessoas”.

A versão completa da Instrução Normativa pode ser acessada por meio desse link. Os servidores do Campus devem fazer a leitura atenta de todo o documento. Ao final da Instrução, há formulários em anexo para que os servidores que se enquadram em casos específicos do grupo de risco ou em outras situações que permitam o trabalho remoto. Os formulários devem ser preenchidos e encaminho conforme as orientações

Agendamento em casos emergenciais

A Instrução Normativa prevê que está suspenso o “acesso do público externo a bibliotecas, auditórios, refeitórios, lanchonetes, cantinas, ginásios e outros locais de uso coletivo nas dependências do IFTM” e também prevê suspensão de “visitação pública e atendimento presencial do público interno ou externo que puder ser prestado por meio eletrônico ou telefônico”. Diante dessas instruções e do estabelecimento de trabalho remoto, o Campus Uberlândia Centro não fará atendimento ao público, exceto em casos excepcionais.

Aqueles estudantes, responsáveis ou qualquer interessado em alguma atividade do IFTM podem solicitar atendimento presencial, caso seja justificado e estritamente necessário. Para tanto, deve entrar em contato diretamente com o setor responsável para agendar o atendimento. Segue abaixo a lista de e-mails dos principais setores do Campus, caso seja necessário o agendamento.

Biblioteca do Campus: biblioteca.udicentro@iftm.edu.br

Coordenação Geral de Administração e Planejamento - cgap.udicentro@iftm.edu.br

Setor de Audiovisual do Campus - audiovisual.udicentro@iftm.edu.br

Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação  - ctic.udicentro@iftm.edu.br