Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria e campi do IFTM realizam "Dia D" com atividades de prevenção e combate ao Coronavírus

Ações foram coordenadas pela Comissão Central de Saúde e Bem-Estar

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 20/03/2020 às 10:00
  • Última modificação 06/04/2020 às 16:08
Reitoria e campi do IFTM realizam
Crédito: IFTM Campus Patos de Minas

A partir de uma reunião realizada no dia 6 de março, a Comissão Central de Saúde e Bem-estar, com foco na prevenção e combate ao Coronavírus, definiu ações importantes e o "Dia D" de combate ao Covid-19. Dentre as ações estão levantamento de estoque de sabão líquido e álcool em gel, em quantidade adequada para atendimento de servidores e alunos; disseminação e fomentação de atividades pedagógicas sobre a prevenção do Coronavírus, inclusive com os funcionários terceirizados e afixação de cartazes da campanha em lugares como cozinha, banheiros, murais, etc.

Denominado "Dia D" contra o Coronavírus, ações para alertar sobre medidas e cuidados sobre o assunto aconteceram no dia 17 de março na reitoria e Campi. Na reitoria, a Comissão preparou um momento de conversa com os funcionários terceirizados, apresentando informações e material disponibilizado no site do Ministério da Saúde sobre o Coronavírus. Em seguida, distribuiu de cartazes de prevenção em lugares de maior rotatividade, como banheiros, copa, refeitório.

No IFTM Campus Patos de Minas houve atividade pedagógica com os alunos e distribuição de cartazes. Já no IFTM Campus Uberlândia e no IFTM Campus Uberaba foiram realizadas divulgação de cartazes. No IFTM Campus Avançado Parque Tecnológico aconteceram atividades pedagógicas com os alunos.

A Comissão de Bem-Estar do IFTM Campus Patrocínio realizou a divulgação em massa, de cartazes e vídeos com orientações no Campus e nas redes sociais de servidores e discentes, quanto a prevenção e higiene. Orientou terceirizados, principalmente de limpeza, quanto a própria segurança, averiguando itens de limpeza, luvas etc. E apresentou a importância também do zelo pela desinfecção dos ambientes do Campus.

O IFTM continua atento e orientando a comunidade interna e externa em seus canais de comunicação. Acompanhe informações pela site do IFTM e nas redes sociais.

Ações do IFTM no combate à pandemia de Coronavírus:

16 de março: instituição do Comitê de Assessoramento e Monitoramento de Crise e publicação de comunicado oficial anunciando a suspensão das aulas entre os dias 18 e 28 de março. https://iftm.edu.br/noticias/index.php?id=10264

16 de março: reunião do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (FORIPES), entidade integrada pelo IFTM, na qual são sugeridas medidas de combate ao Coronavírus nas instituições de ensino. https://iftm.edu.br/visao/loader_noticia_anexo.php?src=58e6ca721bb5235c74a65480c0a74204.pdf

15 de março: IFTM publica seu primeiro comunicado oficial listando as ações contra o Coronavírus já tomadas. https://iftm.edu.br/noticias/index.php?id=10258

12 de março: publicação da Instrução Normativa nº 19, de 12 de março de 2020, pelo Ministério da Economia, com orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da  Administração Pública Federal (SIPEC) quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19).

11 de março: reconhecimento, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), da COVID-19 como uma pandemia.

10 de março: encaminhamento de Ofício-Circular, pelo Ministério da Educação (MEC), aos dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com recomendações contra o novo Coronavírus. Disponibilização de campanha do MEC sobre o assunto para as redes sociais, a qual foi publicada nos perfis oficiais do IFTM.

6 de março: início da divulgação de campanhas de conscientização sobre o Coronavírus com orientações do Ministério da Saúde no site e redes sociais oficiais do IFTM.

3 de março: solicitação da reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, de garantia de fornecimento de álcool em gel em todos os campi da instituição.