Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > FORIPES divulga nota pelo adiamento do Enem 2020

FORIPES divulga nota pelo adiamento do Enem 2020

Manutenção da data do Exame Nacional do Ensino Médio pode trazer graves prejuízos para estudantes e instituições

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 19/05/2020 às 11:50
  • Última modificação 20/05/2020 às 09:16

O Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG), publicou, nesta segunda-feira (18), uma nota pelo adiamento do Enem 2020.

Abaixo a íntegra da nota:

O Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior (FORIPES), formado pelas universidades e institutos federais mineiros, pelo CEFET-MG e pelas universidades estaduais (UEMG e UNIMONTES) vem a público posicionar-se pelo adiamento da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020.

É inegável que o ENEM se tornou, nos últimos anos, uma importante ferramenta de racionalização e

democratização de oportunidades para o acesso ao ensino superior. Em Minas Gerais todas as instituições públicas utilizam o ENEM como parte do seu processo de ingresso e reconhecem que, associado a outros importantes fatores, a marcante mudança no perfil socioeconômico dos estudantes das universidades mineiras passa por sua adoção. A organização de um exame nacional que permite nivelar as oportunidades pela realização de uma mesma prova, torna um pouco mais equânime a competição entre alunos de escolas públicas e privadas, ricos e pobres.

Como é evidente e vem sendo reiterado por organizações científicas nacionais e internacionais o atual momento é de prevenção, contenção e mitigação dos danos da pandemia e Covid-19. Nesse cenário é necessário reconhecer que os custos das situações extremas tendem a recair com mais força sobre os mais pobres, que se não forem enfrentadas com doses robustas de políticas públicas, tendem a acentuar ainda mais as desigualdades.

É também conhecida a dificuldade de acesso à educação de muitos brasileiros que só tende ao agravamento com a pandemia de Covid-19.

Nesse contexto extraordinário e desigual entendemos que a insistência na manutenção da data tradicional do Enem 2020, como se não houvessem inúmeras dificuldades a ser enfrentadas pode trazer graves prejuízos não apenas aos estudantes, mas também para as instituições.

Assim, pedimos que o ENEM 2020 seja adiado para uma data mais oportuna, a ser definida tão logo o quadro atual seja melhor compreendido e possamos, então, de forma segura, realizar o exame dentro de condições mais favoráveis e justas.

18 de maio de 2020.

Prof. Flávio Antônio dos Santos – Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET/MG

Prof. Kléber Gonçalves Glória – Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG

Prof. José Ricardo Martins da Silva – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG