Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM realiza III Fórum de Ensino

IFTM realiza III Fórum de Ensino

Evento tem o tema “Desafios e perspectivas para a Educação Profissional e Tecnológica em tempos de pandemia”

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 04/06/2020 às 10:00
  • Última modificação 04/06/2020 às 12:36
III Fórum de Ensino do IFTM
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza, de 15 a 17 de junho, seu III Fórum de Ensino. O evento deste ano tem a temática “Desafios e perspectivas para a Educação Profissional e Tecnológica em tempos de pandemia” e, devido ao isolamento social adotado, ocorrerá por meio de webconferências via Google Meet, das 14h às 17h, nos três dias de atividades, totalizando carga horária de nove horas.

O III Fórum de Ensino do IFTM objetiva possibilitar reflexões e diálogos sobre o processo de ensino-aprendizagem em tempos de isolamento social com foco nos seguintes aspectos: metodologias e estratégias pedagógicas; avaliação do processo de ensino-aprendizagem; e recuperação da aprendizagem. É direcionado a servidores do IFTM, sejam professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ou técnico-administrativos ligados à área de ensino da instituição.

A Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFTM, organizadora do evento, relata que a iniciativa de realização do III Fórum de Ensino deu-se neste momento devido à necessidade de capacitar os docentes da instituição diante da adoação de atividades acadêmicas remotas em virtude da pandemia da Covid-19. "A mudança abrupta de modalidade de ensino (de presencial para remoto) trouxe muitas dificuldades, tanto para os profissionais da educação, quanto para os estudantes do IFTM. Este cenário demandou ações de capacitação para minimizar alguns dos efeitos negativos dessa nova modalidade de estudos, como a precarização do ensino, evasão, entre outros", relatou Márcio José de Santana, pró-reitor de Ensino e coordenador-geral do evento.

Para a Proen, entretanto, a situação atual pode representar um momento de novas práticas e descobertas pedagógicas. "A situação de crise, contudo, configura-se também como oportunidade de modernização e criação de espaços, instrumentais e práticas de ensino inovadoras, em busca de transformações efetivas no processo de ensino e de aprendizagem. As atividades remotas também podem ser vistas como momentos enriquecedores para os profissionais colocarem em prática ideias inovadoras e fomentarem aprendizagens ativas", destacou o pró-reitor.

"A Proen espera contribuir de forma efetiva na aquisição de conhecimentos e troca de experiências pelos profissionais do IFTM, principalmente em relação àqueles ligados diretamente às atividades de ensino. Serão realizadas palestras com profissionais especializados para a capacitação desse público alvo, além de debates para troca de experiências exitosas durante este momento de pandemia. O Fórum, portanto, se configura como uma excelente oportunidade de interação e esclarecimento de dúvidas, além de reafirmar o compromisso de nossa instituição com a qualidade do ensino", finalizou Márcio.

Como participar

As inscrições para participar do III Fórum de Ensino do IFTM estão abertas até o dia 17 de junho pelo site do evento.

As webconferências acontecerão simultaneamente em três salas temáticas de acordo com as grandes áreas de formação dos participantes, organizadas tendo como referência a tabela de áreas do conhecimento do CNPq para facilitar a interação no momento de discussão e a troca de experiências:

Sala 1 - Ciências Humanas e Linguagens

Sala 2 - Ciências da Natureza e Matemática