Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Patos de Minas > Últimas Notícias > Projeto de pesquisa e de extensão do IFTM, campus Patos de Minas, é classificado em primeiro lugar do edital

“Desafio de Pesquisa e Extensão para o desenvolvimento de ações de enfrentamento à COVID-19”

• Por IFTM Campus Patos de Minas
  • Publicado em 03/06/2020 às 00:00
  • Última modificação 04/06/2020 às 09:19
Crédito: iftm

Os Institutos Federais têm por finalidade e características o desenvolvimento socioeconômico regional, adaptando soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais, além de promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente. A pandemia causada pelo vírus Coronavírus (SARS-CoV-2), agente etiológico da Covid-19, representa uma grande ameaça à sociedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a contaminação se dá através das mãos, que tocam muitas superfícies e podem ser contagiadas pelo vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, o nariz ou a boca, que são a porta de entrada do vírus no corpo humano.

Assim, medidas de proteção contra a infecção são a higienização das mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool para matar os vírus que podem estar nas mãos.  A partir deste contexto, sustenta-se o objetivo do projeto de pesquisa e de extensão “IFTM Patos de Minas contra o Coronavírus”, classificado em primeiro lugar no edital para seleção de projetos para o “Desafio de Pesquisa e Extensão para o desenvolvimento de ações de enfrentamento à Covid-19” do IFTM, edital 01/2020. O projeto prevê a criação de quatro produtos que busca reduzir as chances de contaminação e promover a saúde coletiva: (1) 80 unidades de um dispositivo de baixo custo que ofereça eficiência de descontaminação das mãos para a população que transita em diversas partes da cidade, sem a necessidade de contato do equipamento com as mãos do usuário; (2) 300 unidades de extensores de orelha para uso de forma conjunta com máscaras; (3) 100 unidades de abridores de porta para evitar o contato com superfícies que possam estar contaminadas; e (4) 10 unidades de máscaras tipo N95 que possam ser reutilizadas. Posto isso, o projeto foi inscrito e avaliado por uma comissão organizadora a partir de critérios estabelecidos e alcance da pesquisa. Dentre diversos projetos avaliados, o projeto do campus Patos de Minas foi contemplado em primeiro lugar, garantindo o recebimento de uma bolsa de pesquisa para o seu desenvolvimento. Além da concretização da criação dos quatro produtos descritos, ainda será possível realizar a compra de uma Impressora 3D de alta qualidade que será utilizada para a produção dos objetos previstos no projeto e também servirá à toda a instituição.

O coordenador do projeto, Me Guilherme Henrique Caetano Barros, servidor do IFTM, campus Patos de Minas, destaca a importância dos Institutos Federais em desenvolver produtos que ajudam no desenvolvimento regional em épocas de crise como esta provocada pelo Coronavírus e reconhece a competência de sua equipe, os servidores Dra Júnia Magalhães Rocha, Dra Carolina Pimenta Mota e Jessé Italo Silva, pesquisadores responsáveis por idealizar, projetar e fabricar os equipamentos que ajudará no combate à Covid-19. Ainda, ressalta e agradece a parceria firmada com o PROCON de Patos de Minas e o apoio que vem dando ao projeto.