Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM tem projetos de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica aprovados pela Capes

Resultado contempla cotas de bolsas para estudantes e docentes do IFTM, assim como docentes da rede pública de ensino

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 04/06/2020 às 13:30
  • Última modificação 04/06/2020 às 14:17

Foi divulgado o resultado final das chamadas públicas – editais CAPES 01/2020 e 02/2020 – com a seleção dos projetos institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica de 250 instituições em cada um dos programas. O IFTM teve excelente desempenho, tendo sido aprovado em ambos os editais e contemplado com cotas de bolsas voltadas para estudantes e docentes de cursos de Licenciatura do IFTM, assim como para docentes da Educação Básica da rede pública de ensino.

O Pibid, atualmente coordenado pela professora Ana Isa Marquez, tem como objetivo incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, elevando a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, assim como contribuindo para a valorização do magistério. O programa está presente no IFTM desde o seu primeiro edital, em 2011, e tem sido um diferencial na formação de estudantes e de professores das licenciaturas ofertadas na instituição, bem como no estreitamento da relação com as escolas das redes públicas municipal e estadual. A proposta atual demanda a atuação do programa nas Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química (IFTM Campus Uberaba) e Computação (IFTM Campus Uberlândia Centro).

O Programa de Residência Pedagógica, atualmente coordenado pela professora Helena Maria de Almeida, tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão contempla, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um docente da escola de Educação Básica com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente do IFTM. Em sua segunda edição no IFTM, o Programa Residência Pedagógica contará também com a atuação dos estudantes e docentes das Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química (IFTM Campus Uberaba) e Computação (IFTM Campus Uberlândia Centro).

No processo de seleção institucional, o IFTM ficou bem colocado nas classificações geral, regional e por estado para ambos os programas e aguarda as determinações finais acerca da distribuição das cotas de bolsa.

A reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, e a gestão da Pró-reitoria de Ensino, representada pelo pró-reitor Márcio José de Santana e professores Ricardo Soares Bôaventura e Geraldo Gonçalves de Lima, parabenizam as respectivas equipes de trabalho pelas conquistas, com expectativa de um excelente trabalho voltado para o aperfeiçoamento do ensino nos cursos de Licenciatura do IFTM diretamente envolvidos.

Acesse o resultado final do edital do Pibid.

Acesse o resultado final do edital de Residência Pedagógica.