Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Alunos do Ensino Médio Integrado e professor do IFTM Udicentro publicam artigo em revista científica

Trabalho aborda experiências exitosas e inovadoras relacionadas ao ensino de química e a prática docente no ensino médio

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 01/07/2020 às 13:00
  • Última modificação 01/07/2020 às 11:54
Trabalho foi premiado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Udicentro, em 2019
Crédito: Guilherme Brasil/ IFTM Udicentro - Jornalista

Está disponível na Orbital: The Electronic Journal of Chemistry um artigo publicado pelo professor de Química Mayker Lazaro Dantas Miranda e pelos alunos Victor de Sousa Carrijo, do curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Computação Gráfica, e João Iamin Faad Rebouças de Souza, do curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Intitulado " Bisphenol A, the villain of plastics: Chemistry teaching to raise students’ awareness in a high school in southeastern Brazil", o artigo trabalha uma forma diferente para tornar a aula de Química mais atrativa para os estudantes, trazendo para discussão o plástico e suas aplicações e perigos no cotidiano.

Segundo o resumo, “aulas tradicionais expositivas que usam como único recurso didático o quadro e o discurso do professor não são alternativas únicas e nem as mais produtivas para o ensino de química. Com este pensamento, buscou-se abordar dentre os mais diversos assuntos da química – os plásticos – problematizando situações do cotidiano, já que algumas embalagens plásticas trazem em sua composição substâncias nocivas como o bisfenol A”.

Ao longo do artigo, são feitos apontamentos sobre o Bisfenol A (BPA), uma substância utilizada em revestimento de embalagens plásticas. O BPA mesmo em baixas concentrações pode causar infertilidade, problemas no sistema nervoso, diabetes, câncer, obesidade, puberdade precoce, além de doenças cardíacas. O referido trabalho foi premiado em 2° Lugar na Mostra de Trabalhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Udicentro, em 2019, estando entre os melhores trabalhos de pesquisa apresentados no campus Udicentro e o único executado exclusivamente por alunos do nível médio.

Segundo o professor Mayker Miranda, “era um sonho conseguir que um aluno, ainda no Ensino Médio, pudesse publicar resultados em um periódico indexado de circulação nacional. No futuro, pretendemos que os alunos ousem em partir para publicações em revistas internacionais, vislumbrando um advento no processo de formação e produção intelectual", disse.

A revista Orbital: The Electronic Journal of Chemistry é um periódico on-line publicado pelo Instituto de Química da UFMS. A revista possui equipe editorial internacional garantindo altos padrões dos textos publicados.