Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > IFTM Udicentro publica edital com 60 vagas em dois cursos de pós-graduação lato sensu gratuitos

Ambos os cursos são da área de educação e inscrições começam no dia 16 de julho e vão até o dia 05 de agosto

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 09/07/2020 às 06:00
  • Última modificação 10/07/2020 às 10:19
Atividade do curso de Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação realizado em 2018
Crédito: Divulgação

Começam no dia 16 de julho as inscrições para dois cursos de pós-graduação lato sensu, do Campus Uberlândia Centro (Udicentro), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O edital 17/2020, com todas as regras do processo seletivo, está pulicado e oferece 30 vagas para o curso de Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação e outras 30 para o curso de Gestão, Supervisão e Orientação Escolar, este último ofertado pela primeira vez no Campus.

Os interessados poderão fazer suas inscrições entre os dias 16 de julho e 05 de agosto, exclusivamente pelo site www.iftm.edu.br/ingresso, na aba “CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO 2020/2”. O candidato deverá apresentar documento oficial de identificação com foto e CPF do candidato, além de cumprir outras regras listadas em edital.

O valor da inscrição será de R$60,00, mas no período entre 16/07 a 23/07/2020 pode solicitar isenção da taxa o candidato que cursou integralmente o ensino fundamental ou ensino médio em escola da rede pública ou bolsista integral em escola particular e que possua renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Os procedimentos para solicitar a isenção estão listados no item 5 do edital.

No ato da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer por meio das vagas destinadas aos negros, quilombolas e indígenas (NQI), vagas para pessoas com deficiência (PcD) ou ainda, pela ampla concorrência (AC).

Sobre os cursos

Ambos os cursos ofertam 30 vagas, tem duração de 12 meses e com carga horária de 400 horas, sendo 360 de aulas e outras 40 para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O curso de Gestão, Supervisão e Orientação Escolar é destinado aos profissionais da educação e licenciados que tenham a intenção de atuar na área da gestão, supervisão e orientação escolar. Já o curso de Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação é destinado aos profissionais da educação ou graduados que tenham a intenção de atuar na Educação básica ou na Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

O curso de Gestão, Supervisão e Orientação Escolar está sendo ofertado pela primeira vez no Campus Uberlândia Centro. Segundo o Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Campus Udicentro, Walteno Martins, o curso é importante para a capacitação do profissional interessado em trabalhar com gestão escolar.

“Nossa proposta é contribuir para o aperfeiçoamento e a formação exigida para o gestor educacional, propiciando o aprofundamento dos estudos na supervisão, orientação e gestão escolar e buscando integrar prática, ciência e tecnologia para garantir ao discente o desenvolvimento de suas competências. Hoje, o profissional licenciado que quer atuar na área de gestão precisa fazer um curso de pós-graduação. Nós entendemos que em Uberlândia e no entorno há uma carência desses cursos, pois os concorrentes que nós temos são pagos. Temos a oportunidade de oferecer à sociedade um curso que é gratuito e de qualidade”, afirma.

“Os cursos de pós-graduação fazem parte do nosso compromisso no IFTM e está entre nossas prioridades, uma vez que a verticalização do ensino é um objetivo muito importante. Quisemos ofertar mais um curso da área de educação, uma vez que já tínhamos o curso de Mídias. Os dois cursos fecham um ciclo bastante interessante, pois por um lado falamos da gestão escolar e do outro lado falamos do docente em sala de aula”, completa Walteno.

Para o curso de Gestão, as aulas vão acontecer nas segundas e quartas-feiras, entre 19h e 22h e também aos sábados, entre 8h e 12 e 13h e 17h. Já no curso de Mídias, as aulas acontecem às terças, quintas e sábados, nos mesmos horários.

A carga horária do curso é distribuída em atividades teóricas e práticas, sendo todas as atividades realizadas de forma presencial, com exceção do período de quarentena devido à pandemia do Novo Coronavirus (COVID 19). Segundo o edital, a depender da situação da pandemia, as aulas podem, durante o período de isolamento social, ser ministradas de forma remota.

Seleção e resultados

Para a classificação dos candidatos, serão analisadas a ficha de análise do currículo; o memorial descritivo e a declaração de docência. As informações sobre como elaborar cada um desses documentos consta do item 10 do edital do processo seletivo. O candidato interessado em participar do processo deve ler atentamente todo o edital, para cumprir as regras devidas para inscrição.

O resultado preliminar, com os nomes dos classificados em primeira chamada e a lista de espera, serão divulgados a partir das 17 horas do dia 14 de agosto. O resultado definitivo, por sua vez, está previsto para o dia 18 de agosto. Todas as atualizações sobre esse processo podem ser acompanhadas no site www.iftm.edu.br/ingresso, em “Curso de Especialização 2020/2”.

Outras informações podem ser obtidas na Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese), pelo telefone (0xx34)3326-1135 ou pelo e-mail ingresso@iftm.edu.br.