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Publicado relatório de avaliação da primeira edição do projeto Reitoria Itinerante

Pesquisa avaliou dados sobre acesso, objetivos do projeto, relevância dos temas abordados, entre outros pontos

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 10/07/2020 às 09:00
  • Última modificação 10/07/2020 às 08:55
Reitoria Itinerante
Reitoria Itinerante
Crédito: Divulgação

A Reitoria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) publicou dados da pesquisa que avaliou, entre servidores e estudantes, a primeira edição do projeto Reitoria Itinerante, a qual aconteceu entre os dias 05 e 21 de maio de 2020, por webconferência na plataforma RNP e no Youtube. A pesquisa, aplicada entre os dias 26 de maio e 7 de junho, tinha como objetivo verificar a opinião dos participantes desta edição do projeto, de modo a fazer adaptações necessárias para futuras atividades.

Aplicada por meio do instrumento Google Forms, a pesquisa apresentou aos respondentes perguntas para avaliar a efetividade da divulgação, relevância dos temas abordados, cumprimento dos objetivos do projeto, além de coletar sugestões para a próxima edição. Para a construção do relatório da referida pesquisa, buscou-se analisar as respostas obtidas por meio dos formulários, respeitando o anonimato e a confidencialidade dos participantes.

O projeto Reitoria Itinerante promoveu 19 encontros virtuais, com a presença da reitora, dos pró-reitores e dos diretores gerais, — além de outros servidores que atuam na área de gestão — em todos os campi do IFTM. A primeira edição deste projeto buscou promover, junto à comunidade acadêmica de cada um dos campi e na reitoria, discussões sobre assuntos relacionados à pandemia da Covid-19 e seus impactos e mudanças no IFTM. Por meio de comentários no chat do Youtube, estudantes e servidores fizeram perguntas para os participantes.

Resultados da pesquisa

Dos 194 servidores respondentes, 54,1% correspondem aos técnicos administrativos e 45,9% aos docentes da instituição, dos quais 46,9% são servidores há mais de 5 anos e apenas 8,8% menos de 3 anos. Dos 165 estudantes respondentes da pesquisa Reitoria Itinerante – edição 2020/01, a maioria (58,2%) cursa o técnico integrado ao ensino médio e 37,6% correspondem a estudantes do ensino superior.

Pelos resultados, o meio de divulgação que obteve maior alcance para os servidores foi o e-mail institucional (88,7%). Para os alunos, o meio que mais os alcançou foi por whatsapp (47,9%) e informações de professores (36,4%). Entretanto, o projeto carece ainda de explicitar seus objetivos, pois 58%2 dos servidores se posicionaram conhecer parcialmente esta proposta e 38%7 conhecê-la totalmente. Já 46,7% dos alunos relataram conhecer parcialmente a proposta do projeto e, significativamente, 40% demonstraram querer conhecê-la melhor.

Segundo a pesquisa, para os servidores, os assuntos tratados na edição 2020/01 do Projeto Reitoria Itinerante foram abordados de forma clara, suficiente e esclareceram as dúvidas de grande maioria (78,7%), obtendo a mesma porcentagem em satisfação pelo meio utilizado – webconferência. Contudo, para os alunos-respondentes, o formato da webconferência para 29,8% foi parcialmente satisfatório e para 46,4% foi satisfatório, sendo que 62% acessaram por meio do Youtube e 32,4% pela plataforma RNP.

Para os servidores respondentes, os objetivos de integração, alinhamento, acompanhamento, participação da comunidade acadêmica, entre outros da edição 2020/01 do projeto Reitoria Itinerante foram cumpridos totalmente (66,3%) e parcialmente (30,3%); já para os discentes, 36,1% concordam que foram cumpridos e 38,6% que foram parcialmente cumpridos. Dado significativo é o que, dos discentes, 64,2% responderam que não participaram e, dentre esses, 42,9% informaram que não ficaram sabendo.

Dentre as perguntas elencadas, destaca-se a que coletou assuntos sugeridos para a próxima edição. Alguns, por já estarem sendo discutidos e observados os encaminhamentos, referem-se aos protocolos de retorno tanto para alunos quanto para servidores que estão sendo discutidos por toda equipe diretiva da instituição, visto que a preocupação maior é com a segurança e saúde de todos. O Calendário Acadêmico, aulas e atividades remotas, aulas práticas, os projetos de pesquisa e de extensão, os estágios, bem como os relatórios referentes a estas atividades, esportes e JIF, relacionamento entre alunos e professores, aprendizagem e avaliações durante o período de pandemia são questionamentos recorrentes entre os alunos. Para servidores, algumas preocupações se associam a estas: sobre as propostas e execuções orçamentárias e os investimentos previstos para os campi, direitos e deveres dos servidores, movimentação setorial, licença capacitação, trabalho remoto, comunicação interna entre setores e chefias, construção de laboratórios, padronização das atividades administrativas entre setores, transparência nas ações diretivas, implantação do ponto eletrônico e novas implementações no Virtual IF, ações e projetos realizados e/ou em andamento durante a pandemia. Para todos, no entanto, a preocupação com saúde, qualidade de vida, relações mais humanas, diálogo amplo e aberto com toda a comunidade acadêmica, resultados e projetos da nova gestão e novas perspectivas no pós-pandemia se mostraram de maior destaque.

Cabe ressaltar que 92,3% dos servidores participantes se dispuseram participar de uma próxima edição. Os alunos também apontaram (50,9%) que participariam de outra edição do referido projeto. Diante disso, a adesão e envolvimento nas edições seguintes poderão ser maiores e com mais participação de todos.

A pesquisa oportunizou conhecer melhor as propostas e ações durante este período atípico – Pandemia do Covid-19 e como os campi juntamente com a alta gestão, alunos e servidores, enfim, todos têm enfrentando os desafios desta realidade, quais os procedimentos adotados institucionalmente por cada equipe e quais são os impactos tanto na vida pessoal quanto profissional e educacional. Ficou claro que a proposta do Projeto Reitoria Itinerante buscará, por meio do diálogo e da participação de todos que compõem o IFTM, criar um espaço de discussão e encaminhamentos a fim de promover a interação e socialização de resultados, além de estreitar os laços entre os campi, a equipe gestora e demais envolvidos.

Confira, no final desta matéria, os resultados completos da pesquisa.

Sobre o Projeto Reitoria Itinerante

Reitoria Itinerante é um projeto por meio do qual a equipe gestora, composta pela reitora, pró-reitores e diretores sistêmicos, visita todos os campi que compõem a Instituição, desenvolvendo atividades de integração com as comunidades, propondo atividades e resolução de problemas nos eixos estruturais do IFTM (Administração, Desenvolvimento Institucional, Ensino, Extensão e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação), assim como nas áreas de Auditoria Interna, Centro de Idiomas e Relações Internacionais, Comunicação Social e Eventos, Ouvidoria, Relações Interinstitucionais.

Para saber mais sobre o projeto, acesse a página do projeto Reitoria Itinerante


Anexos


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