Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > NEABI do IFTM realiza Concurso de Fotografia com a temática "Cultura e Identidade Afro-brasileira"

Inscrições abertas até 20 de agosto para alunos e ex-alunos da instituição

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 31/07/2020 às 09:00
  • Última modificação 04/08/2020 às 12:12
NEABI do IFTM realiza Concurso de Fotografia com a temática
Crédito: Divulgação

Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) estão com inscrições abertas para Concurso de Fotografia com a temática "Cultura e Identidade Afro-brasileira". Os interessados em participar devem ser alunos ou ex-alunos da instituição e podem ser inscrever até 20 de agosto por meio de formulário próprio.

Segundo a Presidenta do NEABI do IFTM Campus Uberlândia, Talita Belizário, o concurso tem como objetivo incentivar, por meio do usufruto da arte, a reflexão sobre pertencimento étnico-racial preto no espaço onde vivemos. Por isso, as fotografias inscritas deverão retratar a identidade e representatividade racial negra na sociedade brasileira em suas manifestações cotidianas, incluindo, por exemplo, formas de resistência e luta, religiosidade, ancestralidade, musicalidade, memórias ou ludicidade, a critério do participante.

O concurso de fotografia, assim, se constrói na perspectiva de contribuir com outras ações afirmativas que busquem descontruir a idéia folclorizada, exotizada e inferiorizada da imagem do negro e estabelecer parâmetros para a representatividade e equidade racial, de forma a possibilitar dicussões sócio-culturais por meio da linguagem fotográfica.

Cada candidato poderá participar com apenas 1 (uma) fotografia, que deve ser original e inédita e não pode exibir marcas, nomes, pseudônimos, assinatura, ou quaisquer situações que possam identificar autoria, sob pena de desclassificação.

Serão premiadas as 3 melhores fotografias julgadas por comissão composta por membros dos NEABI do IFTM de acordo com os quesitos definidos no item 5.8 do Edital.

O resultado será divulgado no dia 25 de agosto no site do IFTM e os vencedores serão informados por telefone e por e-mail indicados na inscrição. A premiação ocorrerá em 31 de agosto, data da I Conferência Mundial contra o racismo, discriminação racial e xenofobia realizada em Durban/África do Sul no ano de 2001.

Todas as fotografias inscritas serão expostas nos campi do IFTM quando do retorno das aulas presenciais, com data a ser definida pela comissão julgadora do concurso.

Confira o edital na íntegra em anexo.

Mais informações e/ou dúvidas:

NEABI IFTM Campus Avançado Campina Verde: neabi.av.cvr@iftm.edu.br

NEABI IFTM Campus Ituiutaba: neabi.itb@iftm.edu.br

NEABI IFTM Campus Patos de Minas: neabi.ptm@iftm.edu.br

NEABI IFTM Campus Paracatu: neabi.ptu@iftm.edu.br

NEABI IFTM Campus Patrocínio: neabi.ptc@iftm.edu.br

NEABI IFTM Campus Uberaba: neabi.ura@iftm.edu.br

NEABI IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico: neabi.upt@iftm.edu.br

NEABI IFTM Campus Uberlândia: neabi.udi@iftm.edu.br

NEABI IFTM Campus Uberlândia Centro: neabi.udicentro@iftm.edu.br

Sobre os NEABI

Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) fazem parte do Regimento Interno da instituição e são constituídos por grupos de Ensino, Pesquisa e Extensão voltados para o direcionamento de estudos e ações para questões étnico-raciais, em especial para a área do ensino sobre África, Cultura Negra e História, Literatura e Artes do Negro no Brasil, pautado nas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que normatizam a inclusão das temáticas afro-brasileiras e indígenas em diferentes áreas de conhecimento e em ações pedagógicas.

Esses Núcleos têm como finalidade fomentar discussão, articular e promover ações referentes ao respeito à diversidade étnico-racial e à proteção de direitos de pessoas e grupos étnicos atingidos por atos discriminatórios, a exemplo do racismo, através do assessoramento ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão no IFTM e também junto à comunidade local.