Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Chamamento Público de Unidades Residentes para atuarem como parceiras do IFTM no Projeto de Residência Profissional Agrícola

Objetivo é selecionar parceiros para receberem alunos residentes para realizarem atividades práticas do curso

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 24/07/2020 às 17:10
  • Última modificação 24/07/2020 às 17:14
Projeto de Residência Profissional Agrícola
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXT), torna público Chamamento Público de Unidades Residentes para atuarem como parceiras do IFTM no Projeto de Residência Profissional Agrícola, conforme Edital de Chamamento Público nº 01/2020 – Programa de Residência Profissional Agrícola – promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O IFTM, dentro de sua missão organizacional, está elaborando proposta para submeter à Chamada Pública da SAF/MAPA citada acima até o dia 17 de agosto. Assim, o objetivo deste Chamamento Público é selecionar parceiros, denominados Unidades Residentes (UR), para receberem alunos residentes do referido programa de residência para realizarem atividades práticas dentro das funções inerentes à respectiva formação profissional nas áreas de ciências agrárias e afins.

São considerados UR, para tais fins, fazendas ou unidades de produção, empresas do agronegócio, cooperativas, empresas de assistência técnica (nacionais ou internacionais) da administração direta e indireta e a sociedade civil organizada.

Para participar, os interessados devem se cadastrar junto à instituição por meio de protocolo de intenção, devidamente assinado e enviado para o email residenciaagricola@iftm.edu.br até 30 de julho, demonstrando possibilidade e viabilidade de sua participação como parceiro no Programa de Residência Profissional Agrícola.  A solicitação do referido protocolo deve ser feita também pelo email acima.

Sobre o Edital de Chamamento Público nº 01/2020 – Programa de Residência Profissional Agrícola

O Edital de Chamamento Público nº 01/2020 reúne o conjunto de regras e informações necessárias à elaboração das propostas para a participação da seleção de projetos no âmbito do Programa de Residência Profissional Agrícola, promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sendo regido também pela Portaria MAPA nº 193, de 16 de junho de 2020, e o Manual deste programa, aprovado e publicado por intermédio da Portaria SAF nº 95, de 17 de junho de 2020, do Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo.

O Programa de Residência Profissional Agrícola é destinado a qualificar jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias (nível médio e superior) e afins, na faixa de 15 a 29 anos de idade. Os residentes receberão bolsas totalmente custeadas pelo MAPA nos valores de R$900,00 e R$1.200,00, respectivamente para nível médio e superior. O programa oportunizará, assim, excelente qualificação para esses jovens, possibilitando a entrada de profissionais mais bem preparados no mundo trabalho.

Edital na íntegra em anexo.

Mais informações: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/mapa-lanca-primeiro-edital-de-residencia-profissional-agricola, pelo e-mail residenciaagricola@iftm.edu.br e pelo telefone (34) 3326-1170.