Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Chamamento Público de Unidades Residentes para atuarem como parceiras do IFTM no Projeto de Residência Profissional Agrícola
Início do conteúdo da página
Notícias

Chamamento Público de Unidades Residentes para atuarem como parceiras do IFTM no Projeto de Residência Profissional Agrícola

Objetivo é selecionar parceiros para receberem alunos residentes para realizarem atividades práticas do curso

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 24/07/2020 às 17:10
  • Última modificação 24/07/2020 às 17:14
Projeto de Residência Profissional Agrícola
Projeto de Residência Profissional Agrícola
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXT), torna público Chamamento Público de Unidades Residentes para atuarem como parceiras do IFTM no Projeto de Residência Profissional Agrícola, conforme Edital de Chamamento Público nº 01/2020 – Programa de Residência Profissional Agrícola – promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O IFTM, dentro de sua missão organizacional, está elaborando proposta para submeter à Chamada Pública da SAF/MAPA citada acima até o dia 17 de agosto. Assim, o objetivo deste Chamamento Público é selecionar parceiros, denominados Unidades Residentes (UR), para receberem alunos residentes do referido programa de residência para realizarem atividades práticas dentro das funções inerentes à respectiva formação profissional nas áreas de ciências agrárias e afins.

São considerados UR, para tais fins, fazendas ou unidades de produção, empresas do agronegócio, cooperativas, empresas de assistência técnica (nacionais ou internacionais) da administração direta e indireta e a sociedade civil organizada.

Para participar, os interessados devem se cadastrar junto à instituição por meio de protocolo de intenção, devidamente assinado e enviado para o email residenciaagricola@iftm.edu.br até 30 de julho, demonstrando possibilidade e viabilidade de sua participação como parceiro no Programa de Residência Profissional Agrícola.  A solicitação do referido protocolo deve ser feita também pelo email acima.

Sobre o Edital de Chamamento Público nº 01/2020 – Programa de Residência Profissional Agrícola

O Edital de Chamamento Público nº 01/2020 reúne o conjunto de regras e informações necessárias à elaboração das propostas para a participação da seleção de projetos no âmbito do Programa de Residência Profissional Agrícola, promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sendo regido também pela Portaria MAPA nº 193, de 16 de junho de 2020, e o Manual deste programa, aprovado e publicado por intermédio da Portaria SAF nº 95, de 17 de junho de 2020, do Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo.

O Programa de Residência Profissional Agrícola é destinado a qualificar jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias (nível médio e superior) e afins, na faixa de 15 a 29 anos de idade. Os residentes receberão bolsas totalmente custeadas pelo MAPA nos valores de R$900,00 e R$1.200,00, respectivamente para nível médio e superior. O programa oportunizará, assim, excelente qualificação para esses jovens, possibilitando a entrada de profissionais mais bem preparados no mundo trabalho.

Edital na íntegra em anexo.

Mais informações: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/mapa-lanca-primeiro-edital-de-residencia-profissional-agricola, pelo e-mail residenciaagricola@iftm.edu.br e pelo telefone (34) 3326-1170.


Anexos


Assunto(s):
Fim do conteúdo da página