Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Projeto de extensão do IFTM Udicentro oferece curso de introdução à computação exclusivo para meninas

Pré-inscrições para o projeto “Sim, elas podem!” estão abertas até o dia 06 de agosto

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 30/07/2020 às 16:00
  • Última modificação 30/07/2020 às 12:20
Link para inscrições encontra-se no texto da matéria
Crédito: Divulgação

Estão abertas até o dia 06 de agosto as pré-inscrições para o projeto de extensão “Sim, elas podem!”, do Campus Uberlândia Centro (Udicentro), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O projeto está preparando um curso exclusivo para meninas com o intuito de incentivar o interesse delas pela área de computação. Podem participar estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, de qualquer instituição de ensino. O curso é totalmente gratuito e as pré-inscrições para o projeto vão servir para avaliar a demanda.

O curso é introdutório, será ofertado de maneira totalmente remota e vai abordar temas como introdução à programação, robótica e animação. A ideia é que as aulas tenham início a partir do mês de setembro. Para se inscrever, as interessadas devem acessar o formulário google disponível neste link e preencher as informações solicitadas. As participantes do curso farão jus à certificação ao final das aulas.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Crícia Zilda Felício, trata-se de uma oportunidade para que elas conheçam a área, as possibilidades de atuação e se sintam confiantes para buscar uma formação em alguma vertente da computação. “As meninas que fizerem o curso poderão conhecer um pouco da área de computação e quem sabe optar por um curso técnico na área durante o ensino médio ou no ensino superior”, afirma.

“Dos cursos da área de computação, somente 20% dos profissionais, em média, são mulheres e esse percentual vem diminuindo. Por outro lado, o mercado de TI (Tecnologia da Informação) está em ascensão e com deficit de profissionais”, complementa a professora, com informações de estudo feito pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Pré-inscritas

Até esta quinta-feira (30/07), mais de 120 estudantes já tinham feito pré-inscrição no curso. A maioria das inscritas são de escolas públicas de Uberlândia, mas também há inscrições de estudantes do Nordeste, do Rio de Janeiro e Goiás, por exemplo.

No formulário, as estudantes vão preencher nome completo, e-mail, informações sobre seus pais ou responsável, além de indicar a série em que estão na Educação Básica e a escola na qual estudam. Serão solicitadas respostas também sobre horários de disponibilidade para as aulas, equipamentos e acesso à internet e experiência em cursos de informática, embora não seja necessária para cursar. Os cursos serão ministrados pelas bolsistas do projeto e por voluntários capacitados, como outros alunos que atuam na área de computação e professores voluntários.