Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > I Fórum Entomológico do IFTM aborda soluções inovadoras para o Manejo Integrado de Pragas no “MIP DAY”

Evento aconteceu no dia 5 de agosto e foi organizado pelos estudantes do 5º período de Engenharia Agronômica do campus

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 06/08/2020 às 14:50
  • Última modificação 07/08/2020 às 10:00
“MIP DAY –  soluções inovadoras para o Manejo Integrado de Pragas”
“MIP DAY – soluções inovadoras para o Manejo Integrado de Pragas”
Crédito: Comissão organizadora

Aconteceu no dia 5 de agosto, pela plataforma do YouTube, o “MIP DAY”, evento online organizado pelos estudantes do 5º período de Engenharia Agronômica, sob a orientação do professor Robson Thuler. O “MIP DAY –  soluções inovadoras para o manejo integrado de pragas” –  foi um importante momento de ensino e aprendizagem, com apresentações de soluções para a prática do manejo integrado de pragas, criadas pelos alunos e avaliadas por júri técnico.

O objetivo foi, além de fomentar o trabalho em equipe, criar um produto ou serviço que introduzisse uma novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social. Os estudantes, organizados em equipes, foram desafiados a criar um protótipo sobre o manejo integrado de pragas, utilizando a ferramenta de Design Thinking (abordagem do pensamento criativo para inovação social), com a mentoria do professor Watson Azevedo.

As mentorias recebidas pelas equipes tiveram foco no potencial tecnológico, grau de inovação, potencial empresarial da solução, capacidade técnica e de implementação da solução. Para o desenvolvimento dos protótipos, os estudantes mobilizaram os seus conhecimentos prévios e conteúdos estudados na unidade curricular de Entomologia Aplicada, neste primeiro semestre de 2020.

O júri técnico examinou os protótipos nos seguintes quesitos: inovação (abrangência, ineditismo, originalidade, impacto nas atividades do empresário rural e satisfação dos clientes); potencial estratégico para o agronegócio; melhoria obtida em relação à situação anterior à implementação da solução; clareza e suficiência descritiva (resultado do trabalho da equipe, número de áreas envolvidas e apresentação). Foram avaliadores técnicos os professores: Eduardo Bucsan, Watson Azevedo, Raquel Resende, Fábio Janoni, Guilherme Alves e Luna Marquez.

As equipes fizeram a apresentação de seu produto ou serviço, depois os avaliadores procederam à arguição das equipes quanto aos protótipos apresentados, visando ao aperfeiçoamento das soluções propostas.

Todos produtos ou serviços apresentados pelos grupos de estudantes têm como objetivo promover melhorias, ganho de qualidade ou desempenho aplicando a técnica do manejo integrado de pragas na cadeia do agronegócio.

O evento contou com o trabalho de interpretação de Libras, realizado pelas servidoras do IFTM Mayara Rocha e Eleni Ramos.

Sobre o Fórum

I Fórum Entomológico do IFTM tem como objetivo promover o conhecimento técnico e prático sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e suas implicações aos alunos de Entomologia Aplicada, Engenharia Agronômica,Técnico em Agropecuária e de áreas afins.

Sobre Entomologia

Entomologia é a ciência que estuda os insetos, sua caracterização morfológica e fisiológica; aspectos comportamentais e biológicos; além de suas interações com o homem, a natureza e outros organismos vivos.

Acompanhe o canal no Instagram: @entomologia_iftm