Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM realiza Sarau Virtual em comemoração ao Dia Nacional das Artes

IFTM realiza Sarau Virtual em comemoração ao Dia Nacional das Artes

Data é celebrada no dia 12 de agosto. Evento ocorre no dia 14 de agosto às 19h pelo canal da instituição no YouTube

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 12/08/2020 às 11:40
  • Última modificação 12/08/2020 às 12:02
Sarau Virtual do IFTM
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio de sua Comissão Permanente de Arte e Cultura, realiza, na próxima sexta-feira, 14 de agosto, às 19h, Sarau Virtual em comemoração ao Dia Nacional das Artes, data celebrada em 12 de agosto.

É a primeira vez que a instituição organiza um evento dessa natureza e formato, em virtude da pandemia da Covid-19, envolvendo todos os seus campi. O Sarau será transmitido pelo canal do IFTM no YouTube e contará com diversas apresentações artísticas de servidores da instituição: teatro, dança, música, declamação de poesias, entre outras.

Para o professor Mário Luiz Assunção, membro da Comissão Permanente de Arte e Cultura do IFTM, o Sarau Virtual, além de ser uma forma de se celebrar o Dia Nacional das Artes, pretende ser mais uma oportunidade de união de todos os estudantes e servidores da instituição. “Vamos criar um clima bem descontraído para que todos possam viver momentos de alegria e reflexão, cada um em sua casa, com suas famílias. Queremos demonstrar que a arte supera todas as barreiras, inclusive a distância.”, afirma Mário.

A servidora Ana Clara Santos Riff, do IFTM Campus Uberlândia, também uma das organizadoras do Sarau e artista do evento, reforça que, neste momento de isolamento social, “é importante criarmos espaços e momentos de descontração para nossa comunidade, principalmente depois de um semestre cheio de desafios”. Ana Clara declamará o poema “O universo é um livro”, de Victor Hugo, reconhecida personalidade francesa do século XIX.

Professor Mário estende o convite para acompanhar o evento também à comunidade externa, especialmente das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba que, dessa maneira, além de ter um momento de lazer, pode conhecer um pouco mais sobre o IFTM e sobre o que é desenvolvido na instituição em termos de arte e cultura.

“A arte é, talvez, a mais genuína manifestação do ‘Ser’. Muitas vezes não sabemos manifestar em palavras o que sentimos, e a arte, então, consegue traduzir a essência de nossas emoções, sensações, da nossa identidade. Assim, arte e cultura sempre fizeram parte do IFTM. Nos projetos desenvolvidos nos campi, percebemos a multiplicidade de talentos, manifestados individualmente e/ou coletivamente. Além das ações desenvolvidas por todos os nossos arte-educadores, nesse momento iniciamos os trabalhos da Comissão Permanente de Arte e Cultura, que pretende reunir o melhor das experiências realizadas até hoje, trabalhando na institucionalização da arte e da cultura como fundamentos do IFTM e unindo esforços no desenvolvimento de projetos e de parcerias para o setor”, finaliza o professor.