Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM é aprovado na Chamada Pública 03/2020 EMBRAPII – Credenciamento de Polo de Inovação

Campus Uberaba foi escolhido para locação do polo que oportunizará incremento de projetos de pesquisa e inovação

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 21/08/2020 às 09:00
  • Última modificação 21/08/2020 às 10:53
Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) foi aprovado na Chamada Pública 03/2020 da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII – para credenciamento de unidade EMBRAPII, Polo de Inovação, no IFTM Campus Uberaba.

A proposta, elaborada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI) do IFTM, contou com a colaboração de vinte professores e quatro técnicos administrativos da instituição. Foi inscrita na temática “Tecnologias sustentáveis para o agronegócio e indústria de alimentos” e ocorreu em duas fases: a primeira, foi o envio de Plano de Ação e Informações Quantitativas do projeto (indicadores e metas, planejamento financeiro, equipe, experiência em projetos de pesquisa, infraestrutura) e a segunda, envio de Plano de Formação de Recursos Humanos.

O IFTM Campus Uberaba foi escolhido para locação do Polo de Inovação por sua experiência em projetos de pesquisa formalizados com empresas industriais, por sua infraestrutura e por sua disponibilidade de recursos humanos. O credenciamento do referido polo será por três anos, podendo ser renovado por mais três, mediante desempenho suficiente.

Sobre Polo de Inovação – Unidade EMBRAPII

O Polo de Inovação do IFTM oportunizará incremento de projetos de pesquisas e inovação em parcerias com empresas industriais e/ou com outras instituições públicas ou privadas, inclusive com outros campi do IFTM. Haverá intercâmbio de pesquisadores, os quais poderão participar da concepção e da execução dos projetos.

Para o pró-reitor da PROPI, Carlos Oliveira, e para a Professora do IFTM Campus Uberaba, Fernanda Jardim, uma das participantes da proposta, a aprovação de um Polo de Inovação para o IFTM representa um avanço da instituição nos campos da pesquisa e inovação e um fortalecimento de sua vocação para o agronegócio e setor de alimentos.

“As expectativas da instituição são de fortalecer as parcerias com empresas industriais, atender às demandas de projetos de desenvolvimento e inovação, aumentar os registros de propriedade intelectual e promover o intercâmbio do conhecimento entre os participantes dos projetos.”, declarou Fernanda. “A comunidade também será beneficiada, porque vários projetos terão temáticas relacionadas a soluções de problemas tecnológicos e ambientais da região, ao incremento do setor produtivo e ao desenvolvimento tecnológico, o que resultará em ganhos sociais e econômicos para todos.”, complementou a professora.

A EMBRAPII concederá, nos primeiros três anos, recurso de aproximadamente R$ 1,2 milhões para o portfólio de projetos contratados com empresas industriais. Em contrapartida, o IFTM ofertará Programa de Formação de Recursos Humanos (RH) com a promoção de eventos técnicos e científicos, cursos de capacitação de áreas de gestão – propriedade intelectual, gestão de projetos e gestão da qualidade, por exemplo –, além da concessão de bolsas científicas a estudantes de todas as modalidades de cursos, os quais participarão da execução dos projetos e serão qualificados pelo programa de Formação de RH.