Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM assina acordo de cooperação com a ChatClass para fortalecimento do ensino de Língua Inglesa na instituição

Empresa é pioneira no ensino e na prática da língua por meio de Inteligência Artificial

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 24/08/2020 às 15:15
  • Última modificação 31/08/2020 às 09:29
ChatClass
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio da Coordenação Geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais (CENID-RI), celebrou acordo de cooperação entre a instituição e a ChatClass, empresa parceira da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, com vistas ao fortalecimento do ensino de Língua Inglesa no IFTM.

Com o acordo, a instituição passa a contar com um suporte adicional importante tanto para docentes quanto para discentes de Língua Inglesa e, assim, pode efetivar a ampliação das ações de ensino-aprendizagem da língua realizadas no IFTM. O Coordenador Geral do CENID-RI, Professor Edilson Pimenta, ressalta que “as alternativas disponíveis por meio da plataforma ChatClass são variadas e contemplam desde jogos, exercícios de lição de casa e revisão para exames até o acompanhamento personalizado do desempenho de alunos”.

Outro ponto fundamental da parceria é a abertura da possibilidade de os estudantes do IFTM participarem da Olímpiada Brasileira de Língua Inglesa, que foi idealizada pela ChatClass em parceria com o escritório de Ensino de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos.

“Por acreditar que levar conhecimento de forma equânime a toda a comunidade acadêmica do IFTM é um dos nortes do trabalho do Centro de Idiomas e Relações Internacionais da instituição e por destacar a premência de a oralidade ser amplamente desenvolvida pelos nossos estudantes, a qual é uma das ênfases da plataforma, é que optamos por celebrar esse acordo e iniciar mais esse projeto de fortalecimento linguístico”, explica Edilson.

Dentro dos próximos 60 dias, professores do IFTM conhecerão a plataforma da ChatClass, familiarizando-se com as alternativas disponíveis e planejando suas atividades com apoio e tutoria da Coordenação Geral do CENID-RI e de representantes da referida empresa. Posteriormente, docentes poderão iniciar a utilização da ferramenta com seus alunos tanto no CENID do IFTM quanto em aulas regulares.

Sobre a ChatClass

A ChatClass é uma empresa parceira da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil que desenvolveu plataforma para democratizar o ensino de Língua Inglesa. Ela oferta, sem custo aos alunos de instituições parceiras, mais de 1.000 atividades atualizadas e atualizáveis de prática das 4 habilidades (falar, ler, ouvir e escrever) por meio de tecnologias já presentes no cotidiano da comunidade escolar, tais como aplicativos de troca de mensagens.

Segundo a Diretora regional do RELO Office, Jennifer Uhler, “equidade e acesso ao aprendizado de inglês são os focos principais do Escritório de Ensino de Língua Inglesa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil”.

Além de já ter impactado mais de 150.000 estudantes em todos os cantos do país, cerca de 6.000 professores já foram beneficiados com tal tecnologia, que agora chega ao IFTM para servir como mais uma alternativa pedagógica aos docentes.