Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Rede Federal ganha visibilidade durante evento de instituição de ensino colombiana

"Viaje Global-Edição Brasil", organizado pela Fundação Areandina, tem o intuito de apresentar iniciativas internacionais

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 08/09/2020 às 08:40
  • Última modificação 08/09/2020 às 10:04
Viaje Global-Edição Brasil
Crédito: Divulgação

Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira será destaque durante a “Viaje Global - Edição Brasil”. O evento, organizado pela Fundação Universitária Área Andina (Areandina), da Colômbia, terá uma série de atividades remotas com o intuito de apresentar os parceiros latino-americanos e, consequentemente, dar visibilidade às iniciativas de cooperação internacional. Instituições da Argentina e do Equador já participaram da ação. Para participar das atividades, é necessário se inscrever no link.

Marcada para ter início no dia 8 de setembro, às 12h (horário de Brasília), a mesa de abertura terá a participação da vice-Presidente de Assuntos Acadêmicos do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Sônia Regina de Souza Fernandes. O reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, também participará das atividades no dia seguinte (9/9), às 16h (horário de Brasília), onde irá apresentar o modelo da Rede Federal para a educação profissional.

Com os olhos voltados para o Brasil, a Areandina vai promover até o dia 30 de setembro atividades temáticas em diversas áreas, como Empreendedorismo, Literatura, Cultura, Gastronomia e negócios. Os Institutos Federais de Roraima (IFRR), de Pernambuco (IFPE), de Mato Grosso (IFMT), Sergipe (IFS), Farroupilha (IFFar), do Rio Grande do Sul (IFRS), do Espírito Santo (Ifes), do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), do Pará (IFPA), do Acre (Ifac) e do Norte de Minas Gerais (IFNMG) serão representados nos encontros. A programação inicial está disponível abaixo:

Dia

Hora (Brasilia)

Participante Cargo/Institución

12pm

Apertura Cultural

Embajador de Brasil en Bogotá

Luís Antonio Balduino Carneiro

Rector Nacional Areandina

José Leonardo Molano

Vicerrectora Académica Areandina

Martha Castellanos

Vice-Presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif e reitora do Instituto Federal Catarinense

Sônia Regina de Souza Fernandes

Celdo Braga

Musica y Poesía Amazónica

4pm

Estudiar e Investigar en Brasil

Embajada de Brasil en Bogotá

Livia Sobota

FAUBAI

A definir

En representación del CONIF (IF SUL DE MINAS)

Marcelo Bregagnoli

Areandina (DNI)

Omar Peña

5pm

Promoción de la igualdad racial y población negra: experiencias en Brasil y Colombia

Mi Color Comunicaciones

Andreiza Anaya

IFAC

Ueliton Santana dos Santos

Areandina (Decana Ciencias Sociales y Humanas)

Carine Beatriz Gomez

Areandina (Gastronomía)

A definir

5pm

Estrategias para el desarrollo local: buenas prácticas de los Institutos Federales de Brasil y del SEBRAE para el emprendimiento sostenible a través de la innovación

Instituto Federal de Sergipe

Jaimes Silveira

SEBRAE Minas Gerais

Bruno Castro Lyra da Silva

Instituto Federal do Sudeste de Minas

Rodrigo Fonseca Caixeta

Areandina Emprendimiento

Ana Maria Farieta

Areandina – No primeiro semestre de 2020, o Conif liderou uma missão de prospecção à Colômbia, ocasião em que se aproximou da instituição sediada em Bogotá. A Areandina é formada por 7 faculdades que possuem 85 programas acadêmicos de graduação e pós-graduação, distribuídos em três campi, incluindo formação profissional, técnica, tecnológica, especialização e mestrado, em diversas áreas. Atende estudantes dos extratos mais baixos da população. A instituição possui atuação destacada no ensino à distância e possui um programa bem estruturado de intercâmbio.

Colômbia – A aproximação com instituições de países da América do Sul figura dentre os objetivos estratégicos do Conif. A Colômbia é tida como um dos países prioritários na região. O Conselho e as instituições da Rede Federal já possuem um histórico de proximidade devido a atuação em fóruns internacionais como o Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) – um dos institutos da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) – e a Organização Universitária Interamericana (OUI-OIHE). O país também é referência regional em temas educacionais, como internacionalização e multilinguismo.

Marcus Fogaça
Conif
(61) 3966-7230

Fonte: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/3771-rede-federal-ganha-visibilidade-durante-evento-de-instituicao-de-ensino-colombiana?Itemid=609