Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > Alunos do terceiro ano de Eletrônica participaram de um encontro com especialistas em perfil profissional e direito trabalhista
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos do terceiro ano de Eletrônica participaram de um encontro com especialistas em perfil profissional e direito trabalhista

Web conferência aconteceu no dia 02 de setembro

  • Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 08/09/2020 às 00:00
  • Última modificação 08/09/2020 às 18:22
Roda de Conversa  sobre perfil profissional e direito trabalhista
Roda de Conversa sobre perfil profissional e direito trabalhista
Crédito: Bruno Rodrigues de Oliveira

Com o objetivo de aproximar os alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico do mercado de trabalho, os professores Bruno Rodrigues de Oliveira e Vanesca Aparecida Sousa Santos promoveram uma Roda de Conversa, por web conferência, sobre perfil profissional e direito trabalhista.

Para essa conversa foram convidados os gestores Rafael Gonçalves Borges, gerente geral da Ritmo Máquinas e Implementos Agrícolas Ltda, Gustavo Xavier Rezende, responsável pelo planejamento e controle do processo produtivo da fábrica HPE Automotores e Aguiar Isac Pereira Ribeiro, advogado de causas cíveis, trabalhistas e do direito da família.

Durante o encontro os profissionais abordaram assuntos que expõe a atual realidade do mercado de trabalho, como: as diferenças de cada perfil profissional e para que são utilizadas essas informações no momento da contratação de cada indivíduo; os tipos de liderança; como elaborar um currículo atrativo aos olhos do examinador; o comportamento dentro da empresa para a oportunidade da ascensão de carreira; a integração de estagiários e funcionários e a diferença do funcionamento da empresa mediante estagiários e funcionários; higiene pessoal e sua importância na interação saudável com o próximo; tipos de profissionais que as empresas buscam no mercado e os desafios em encontrá-los, entre outros.

Além da exposição dos assuntos, os convidados responderam a diversas perguntas dos alunos e deram exemplos de situações reais, sanando as dúvidas e curiosidades daqueles que, muito em breve, ingressarão no mercado de trabalho. Dentre os questionamentos, destacaram-se as dúvidas sobre a necessidade e importância de saber outro idioma, sobre como conseguir uma vaga de estágio e sobre as oportunidades para as mulheres nessa área.

Para o aluno Gilmar dos Reis Júnior a experiência de adquirir esses conhecimentos sobre o mercado de trabalho foi algo totalmente novo. Aprender a elaborar um currículo e saber como é a realidade ao entrar em uma grande empresa, desde o chão de fábrica até o gerenciamento, foi muito válido. “Informações muito importantes para nós que estamos entrando no mercado de trabalho. Oportunidades de acordo com sua profissionalização. Foi muito interessante, gratificante e que venham mais eventos assim”.

A aluna Josiane Dantas do Santos disse que os alunos sempre fizeram perguntas ao professor Bruno sobre como será trabalhar em uma empresa depois que formarem. Até onde se pode chegar com o diploma de técnico dentro de uma empresa. “Ele (Bruno) tentou responder de várias formas e uma delas foi neste evento, onde tivemos contato com profissionais da área, que estavam dispostos a responder, nos ouvir e principalmente nos dar várias visões. Com este evento percebemos como é incrível nossa área de Eletrônica e que podemos ser profissionais talentosos. Isso nos deu muita força de vontade e orgulho de estarmos caminhando na área de Tecnologia”, afirmou Josiane.

 



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página