Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Campus Uberaba realizou evento online para retorno às aulas remotas

Campus Uberaba realizou evento online para retorno às aulas remotas

“Bem-vindos de volta” aconteceu no dia 8 de setembro, com a participação de professores e estudantes

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 10/09/2020 às 11:37
  • Última modificação 10/09/2020 às 11:59
Bruno Garcês, coordenador geral de ensino; Eleni Ramos, intérprete de Libras e Jamylle Ouverney-King, palestrante convidada.
Crédito: IFTM Campus Uberaba

No dia 8 de setembro, o IFTM Campus Uberaba deu novamente as boas-vindas a estudantes e professores para o retorno das aulas, realizadas de forma remota na instituição, em função da pandemia de coronavírus. Foi realizado um encontro online para dizer “Bem-vindos de volta”, transmitido ao vivo pelo canal YouTube do Campus Uberaba. O evento contou com o trabalho de interpretação de Libras, realizado pela servidora Eleni de Oliveira Ramos.

O professor Mauro Beirigo da Silva, diretor de ensino, pesquisa e extensão, também representou a Direção Geral no evento online. Beirigo saudou os participantes e ressaltou que o momento de pandemia de coronavírus que vivemos é desafiante para todos e que, apesar das dificuldades enfrentadas, sairemos fortalecidos como instituição e como pessoas.

O professor Bruno Pereira Garcês, coordenador geral de ensino, falou aos alunos sobre as alterações no calendário acadêmico, com previsão de datas para recuperação de aprendizagem e reposição de aulas. Também informou que os estudantes regularmente matriculados terão cadastro em endereço de e-mail acadêmico de domínio @iftm.edu.br, para que possam utilizá-lo em assuntos acadêmicos, institucionais e relacionados ao seu curso.

Os estudantes e professores que participaram tiveram a oportunidade de dirimir suas dúvidas sobre as atividades remotas de ensino, a realização de estágio e o funcionamento da instituição neste período atípico.

Ao final, houve uma palestra sobre “Netiqueta no ensino remoto”, conduzida por Jamylle Rebouças Ouverney-King, professora de línguas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A palestrante apresentou a definição de netiqueta, que nada mais é que a “etiqueta da internet”. Em outras palavras, netiqueta é o conjunto de normas de conduta e de bom senso que regem a utilização de forma amistosa da internet como ferramenta de comunicação e interação por seus usuários. Jamylle Ouverney-King expôs aos estudantes e professores algumas dicas de netiqueta nas aulas remotas como:

1. Respeitar as regras do espaço virtual em que se está. Por exemplo, em uma aula virtual deixar microfone desligado ao entrar na sala;
  2.
  3. Lembrar-se de utilizar corretamente a pontuação, ao escrever. Isso ajuda na compreensão da mensagem;
  4.
  5. Evitar utilizar apenas caracteres maiúsculos (Caps Lock/ caixa alta). Escrever apena em caixa alta equivale a ‘gritar’ em uma conversa;
  6.
  7. Evitar o uso exagerado de emoticon, emojis (carinhas) e memes nos ambientes de aula online, nos fóruns, e-mails e grupos de Whatsapp e Telegram;
  8.
  9. Compartilhar conhecimentos e dúvidas com os colegas. Deixar dúvidas no ambiente virtual de aprendizagem ou no grupo da turma;
  10.
  11. Manter o foco ao responder em fóruns ou fazer perguntas em chats. Não fugir do assunto;
  12.
  13. Cuidar do bom uso de WhatsApp, Facebook e outras redes sociais. Utilizar o e-mail institucional acadêmico, o ambiente virtual disponibilizado pela instituição;
  14.
  15. Aproveitar o tempo de estudo e quando estiver online com a turma, se possível, deixar a câmera ligada para encurtar a distância;
  16.
  17. Ao escrever um e-mail, cumprimentar o destinatário, depois se identificar e informar o curso e a turma da qual faz parte. Depois escrever sua dúvida, solicitação ou comunicado. Ao final, agradecer e inserir a assinatura (nome completo);
  18.
  19. Não enviar mensagens fora do horário de aula ou em finais de semana e feriados.

Os alunos interagiram com a palestrante convidada e fizeram perguntas pelo chat do canal na plataforma YouTube, demonstrando interesse pela temática apresentada.

Eventos como esse, embora realizados virtualmente, aproximam estudantes, professores e gestores do Campus Uberaba. Na visão do professor Bruno Garcês, “o Bem-vindos de volta foi uma grande oportunidade para dialogar com os estudantes e refletir sobre as boas práticas no ensino remoto. As dicas de netiqueta poderão auxiliar na convivência nos meios digital".

"Infelizmente estamos vivendo uma pandemia e precisamos nos adaptar a uma realidade totalmente diferente, mas estamos trabalhando para manter o vínculo com nossos estudantes e minimizar os impactos inconvenientes da covid-19. Em breve teremos mais atividades pensando no bem-estar de nossos estudantes e servidores”, finalizou Garcês.

O vídeo do evento “Bem-vindos de volta”, 08/09/2020, está disponível no canal Youtube do IFTM Campus Uberaba.