Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Festival “Pint of Science” 2020 foi realizado em Uberaba

Festival “Pint of Science” 2020 foi realizado em Uberaba

Evento sofreu adequações à realidade da pandemia, com apresentações virtuais

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 14/09/2020 às 09:43
  • Última modificação 14/09/2020 às 19:22
Festival
Festival "Pint of Science" Uberaba
Crédito: Organização

O Pint of Science é um festival internacional de origem britânica que, desde 2013, traz discussões científicas para ambientes mais leves e descontraídos como bares e restaurantes. No Brasil, o festival foi realizado pela primeira vez em 2015 na cidade de São Carlos (SP). E, em Uberaba, organizado pelo IFTM Campus Uberaba, a primeira edição foi em 2018. O evento tem por objetivo aproximar a instituição da comunidade externa, divulgando a ciência de maneira informal, o que justifica a escolha por ambientes de entretenimento.

Neste ano de 2020, o Pint of Science foi celebrado nos dias 8, 9 e 10 de setembro e, devido aos acontecimentos globais provocados pelo novo coronavírus, aconteceu inteiramente virtual, respeitando as orientações preventivas da Organização Mundia de Saúde (OMS).

A programação do festival em Uberaba contou com a iniciativa e organização da empresa júnior do curso de Engenharia Agronômica do IFTM Campus Uberaba, a AgroRoots, em parceria com o NEAF, Núcleo de Estudos em Agricultura Funcional (Campus Uberaba) e com apoio de empresas locais. O evento contou com o trabalho de interpretação de Libras, realizado pela servidora Eleni de Oliveira Ramos.

Foram promovidas interessantes palestras, pelo canal Youtube da Empresa Júnior AgroRoots

No primeiro dia do evento, 8 de setembro, a planta Cannabis foi o tema em discussão. A palestra "Cannabis na pesquisa científica brasileira" foi proferida pela professora Dra. Vanessa Cristina Stein, pesquisadora da Universidade Federal de São João del-Rei(UFSJ) e houve apresentação da palestra "Uso de canabidiol no tratamento de doenças do sistema nervoso central", proferida pelo pequisador Dr. Antônio Carlos Pinheiro de Oliveira, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

No dia 9 de setembro, o tema das palestras foi a carne. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir às palestrras: "Como salvar o planeta comendo carne" e "Insetos: proteína sustentável do futuro", apresentadas, respectivamente, pelos professores Dr. Bruno Corrêa Bellagamba (UniSociesc – Joinville) e Dra. Patrícia Milano, fundadora da Ecological Food.

E, no último dia do festival, 10 de setembro, foram apresentadas palestras a respeito da COVID-19. A palestra "Plataformas diagnósticas para detecção do COVID-19" foi proferida pelo professor Dr. Luiz Ricardo Goulart, docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) criador do teste diagnóstico do COVID-19 mais promissor do país. Também foi proferida a palestra "COVID-19: como resolver esse problema?", pela Dra. Luciana Pádua Tavares. Ao final das exposições, os participantes tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas com os professores.

Fizeram parte da comissão organizadora local do Pint of Science docentes e estudantes do IFTM Campus Uberaba. O professor Eduardo Bucsan Emrich foi o coordenador local do festival, com a colaboração dos professores Simone Aparecida da Silva, docente dos cursos de Engenharia Agronômica e Técnico em Agropecuária, e Cláudio Márcio de Castro, docente do curso de Licenciatura em Química. Também compuseram a organização do evento discentes do curso de Engenharia Agronômica do Campus Uberaba, membros da AgroRoots e do Núcleo de Estudos em Agricultura Funcional (NEAF).