Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Patos de Minas > Últimas Notícias > IFTM, campus Patos de Minas, realiza entrega de kits alimentícios a estudantes da educação básica

Os kits foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

• Por IFTM Campus Patos de Minas
  • Publicado em 14/09/2020 às 12:00
  • Última modificação 14/09/2020 às 12:58
Entrega dos Kits
Crédito: Comunicação IFTM - Patos de Minas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, campus Patos de Minas, realizou a entrega dos kits de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos alunos matriculados na educação básica. O objetivo da ação foi de contribuir com a segurança alimentar e nutricional dos alunos no período de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19.

Durante o período de suspensão das aulas presenciais, em decorrência da situação de emergência e de calamidade pública causada pela pandemia do novo coronavírus – Covid-19, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do PNAE foi autorizada, em caráter excepcional, aos alunos maiores de 18 anos ou aos pais/responsáveis pelos estudantes menores. A doação dos itens está respaldada pela Lei n. 13.987/2020.

A composição dos kits foi planejada pela nutricionista do campus, Janayna Flávio Barbosa, para atender às necessidades nutricionais dos estudantes seguindo as determinações da legislação do PNAE no que se refere à qualidade nutricional e sanitária, respeitando os hábitos alimentares e a cultura local.

A universalidade do atendimento é uma das diretrizes do PNAE e, portanto, mesmo neste momento de suspensão de aulas, o direito à alimentação a todos os estudantes atendidos nas escolas públicas deve ser garantido. Dessa forma, para receber os kits de gêneros alimentícios, todos os estudantes do ensino básico foram contatados por meio dos servidores integrantes do projeto CAE on-line. Este projeto conta com servidoras da Coordenação de Apoio ao Estudante e do Núcleo de Apoio Pedagógico e visa estreitar os laços entre a escola e os discentes, oferecendo orientações, apoio e acolhimento. Por meio do contato direto realizado pelo CAE on-line, os alunos manifestaram interesse em receber os kits, além de agendar dia e horário mais compatível para realizar a retirada no campus, em caso de impossibilidade de buscar conforme o cronograma de entregas por turma.

Para atender às recomendações de segurança sanitária, foi solicitado ao aluno ou responsável o uso obrigatório de máscara e o cumprimento de distanciamento mínimo de 1,5 metros nas dependências do campus. Ainda foi solicitado que cada aluno ou responsável levasse uma caneta para assinar a documentação.

A ação de entrega contou com a participação de uma comissão composta por servidores do campus e perdurou por vários dias. Em casos excepcionais, as entregas foram realizadas na residência do aluno. Também foram realizadas entregas de kits nas cidades vizinhas aos alunos que não puderam buscar.

Graças ao trabalho conjunto da equipe do campus, foi possível atender aos 86% (oitenta e seis por cento) dos alunos matriculados na educação básica que manifestaram interesse em receber os kits. Apenas não receberam os kits alimentícios aqueles que não tiveram interesse. Dessa forma, foi possível ajudar muitas famílias que tanto estão precisando neste difícil período vivenciado. Várias dessas famílias que receberam os kits demonstraram enorme gratidão pela contribuição do IFTM, campus Patos de Minas.