Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > IFTM Campus Uberlândia Centro está na lista das vinte melhores escolas públicas de Ensino Médio do país, de acordo com Ideb 2019
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM Campus Uberlândia Centro está na lista das vinte melhores escolas públicas de Ensino Médio do país, de acordo com Ideb 2019

Divulgado em 15/09, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica coloca o Campus Udicentro na 16ª posição do país

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 18/09/2020 às 10:01
  • Última modificação 18/09/2020 às 11:52
Campus também havia conquistado expressivo no Enem 2019 por escola
Campus também havia conquistado expressivo no Enem 2019 por escola
Crédito: Guilherme Brasil - IFTM Udicentro (Jornalista)

O Campus Uberlândia Centro (Udicentro), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), conquistou mais um bom resultado em uma avaliação educacional. Depois de ter sido apontado no ranking de escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 como a melhor escola pública de Uberlândia, o Campus alcançou uma posição de destaque também no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. Com nota de 6,9 no Ideb 2019, divulgado na última terça-feira (15/09), pelo Ministério da Educação (MEC), o Campus alcançou a 16ª posição no ranking de escolas públicas brasileiras que ofertam o Ensino Médio, empatado com outras escolas que também conseguiram 6,9.

Com essa nota, o IFTM Campus Udicentro garantiu também a terceira melhor nota de Minas Gerais, empatado com o Cefet de Divinópolis. Em Uberlândia, o Ideb de 6,9 foi suficiente para confirmar o que foi percebido com as notas por escola do Enem 2019: o Campus Uberlândia Centro é a melhor escola pública de Ensino Médio da cidade de acordo com ambas avaliações educacionais.

Ao comparar o índice alcançado pelo Campus com a nota do Ideb do Brasil e de Minas Gerais é possível ter uma dimensão da importância do resultado. A rede pública do Brasil, de forma geral, alcançou índice de 3,9 em 2019 e a rede particular 6,0, isso rendeu ao Ensino Médio do país um índice geral (considerando todas as redes) de 4,2. O Campus Udicentro alcançou 6,9. Em Minas Gerais, o Ideb da rede estadual ficou em 4,0.

Foi a primeira vez que o Ideb avaliou todas as escolas de Ensino Médio da Rede Federal e o Campus Udicentrro é apenas uma das muitas escolas federais que alcançaram boas posições no ranking. Para a diretora geral do Campus Uberlândia Centro, Lara Kuhn, o resultado é mais um a confirmar o ensino de excelência ofertado no IFTM Udicentro.

“O objetivo do Ensino Médio Integrado ofertado na Rede Federal é formar estudantes tanto no Ensino Médio, quanto em uma área técnica profissional. Alcançar uma posição de destaque logo na primeira avaliação do Ideb do Campus é mais uma prova de que, em nossa escola, esses objetivos têm sido cumpridos. Todos os anos percebemos que muitos de nossos alunos optam por prosseguir nos estudos, cursando uma graduação, e sempre com muito bons resultados no Enem. O resultado do Ideb comprova o sucesso que percebemos cotidianamente em nossos alunos. Ofertar educação gratuita e de qualidade é uma meta que tem sido alcançada”, afirma Lara.

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

As notas do Ideb podem ser consultadas no site do Inep em http://ideb.inep.gov.br.

Mudanças no cálculo

De acordo com matéria publicada pela Agência Brasil, houve uma mudança de cálculo no Ideb a partir de 2017, quando o Saeb passou a ser aplicado a todas as escolas públicas e assim, pela primeira vez, o Inep passou a calcular Ideb para as escolas de ensino médio. Até 2015, essa nota era calculada a partir de uma amostra de escolas. Somente em 2019, contudo, as escolas federais que ofertam o Ensino Médio Integrado foram incluídas, entre elas o Campus Uberlândia Centro. Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-09/ensino-medio-tem-maior-salto-de-qualidade-desde-2005 

Para escolas particulares, o Ideb não gera resultado por escola, mas continua a fazer uma avaliação apenas amostral para obter o índice para essa rede.

Resultado no Enem 2019por escolas

Este ano, o Campus Udicentro também já tinha se destacado em outra avaliação educacional. Em junho deste ano, o MEC divulgou os microdados por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Embora o MEC não formate um ranking desde 2015, é possível calcular tal ranking a partir dos dados fornecidos pelo Ministério e tanto veículos de imprensa, quanto organizações da área educacional fazem esse levantamento.

De acordo com os microdados, que foram tabulado pela empresa Evolucional, o Campus Uberlândia Centro alcançou a melhor nota entre todas as escolas públicas de Uberlândia. É o terceiro ano seguido que o Campus ocupa a primeira posição nesse ranking.

Sobre o Campus Uberlândia Centro

O Campus Uberlândia Centro oferta ensino gratuito de qualidade em diversos níveis de ensino. No Ensino Médio Integrado, os estudantes cursam todo o Ensino Médio na unidade e também fazem um curso técnico. São ofertados na unidade os cursos de Jogos Digitais e Comércio integrados ao Ensino Médio. As notas do Ideb e do Enem são referentes a esses cursos.

O IFTM Udicentro, contudo, também oferta o curso técnico em Rede de Computadores, na modalidade concomitante, que é aquela na qual o estudante faz apenas o curso técnico no Campus e o Ensino Médio externo. Além disso, o Campus conta com quatro cursos de graduação: Licenciatura em Computação, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Sistemas para Internet.

Na pós-graduação, o Campus ainda conta com os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aplicados à Gestão Empresarial; Gestão de Negócios; Tecnologia, Linguagens e Mídias em Educação e Gestão, Supervisão e Orientação Escolar, que passou a ser ofertado este ano. Vale ressaltar ainda que a unidade também conta com cursos de idiomas gratuitos ofertados por meio do Centro de Idiomas do IFTM. Comunidade interna e externa podem concorrer semestralmente a vagas em cursos de Espanhol, Francês e Inglês.

Leia também: IFTM tem dois de seus campi entre as 30 melhores escolas públicas de Ensino Médio do país



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página