Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Patrocínio > Últimas Notícias > IFTM Campus Patrocínio é a 25ª melhor escola pública de Ensino Médio do país, segundo Ideb 2019

Divulgado na última terça-feira (15/09), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica aponta nota de 6,8 para o Campus

• Por IFTM Campus Patrocínio
  • Publicado em 17/09/2020 às 12:00
  • Última modificação 17/09/2020 às 17:34
Crédito: Divulgação

O Campus Patrocínio, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), alcançou posição de destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. O Campus alcançou nota 6,8 no Ideb, divulgado na última terça-feia (15/09), pelo Ministério da Educação (MEC). Esse índice foi suficiente para colocar a unidade na 25ª  posição na comparação com outras escolas públicas de Ensino Médio do país, sendo que outras 11 escolas alcançaram o mesmo índice.

O índice garantiu o IFTM Campus Patrocínio a quarta melhor nota de Minas Gerais. Em Patrocínio, o  índice alcançado foi suficiente para confirmar o que foi percebido com as notas por escola do Enem 2019: o Campus Patrocínio é a melhor escola pública de Ensino Médio da cidade.

Ao comparar o índice alcançado pelo Campus com a nota do Ideb do Brasil e de Minas Gerais é possível ter uma dimensão da importância do resultado. A rede pública do Brasil, de forma geral, alcançou índice de 3,9 em 2019 e a rede particular 6,0, isso rendeu ao Ensino Médio do país um índice geral (considerando todas as redes) de 4,2. O Campus Patrocínio alcançou 6,8. Em Minas Gerais, o Ideb da rede estadual ficou em 4,0.

Para o Diretor Geral do Campus Patrocínio, Marlúcio Anselmo Alves, o resultado é fruto do compromisso de estudantes e servidores no cotidiano da escola. “Com muita alegria e responsabilidade recebemos o resultado do índice do IDEB, em que o Campus Patrocínio ocupa o 25º lugar no ranking Nacional. Resultado de um trabalho conjunto, no qual profissionais comprometidos com a educação trabalham diuturnamente para o crescimento da instituição. Ressalto a importância de cada servidor, discentes e comunidade acadêmica de modo geral, certos de que Patrocínio e região recebem em excelência o financiamento do recurso aplicado em nosso campus”, afirma Marlúcio.

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Mudanças no cálculo

De acordo com matéria publicada pela Agência Brasil, houve uma mudança de cálculo no Ideb a partir de 2017, quando o Saeb passou a ser aplicado a todas as escolas públicas e assim, pela primeira vez, o Inep passou a calcular Ideb para as escolas de ensino médio. Até 2015,  essa nota era calculada a partir de uma amostra de escolas.

Até 2017, as chamadas escolas de ensino médio integrado à educação profissional não foram incluídas no cálculo do Ideb. Na divulgação atual, referente ao ano de 2019, contudo, essas escolas foram incluídas, entre elas o Campus Uberlândia Centro. Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-09/ensino-medio-tem-maior-salto-de-qualidade-desde-2005

Para escolas particulares, o Ideb não gera resultado por escola, mas continua a fazer uma avaliação apenas amostral para obter o índice para essa rede.

IFTM Campus Patrocínio

O Campus Patrocínio oferta à comunidade, desde 2009, educação profissional e tecnológica, por meio de cursos de ensino técnico integrado e concomitante ao ensino médio, graduação e pós-graduação. A instituição, além disso, atua em diversas áreas na sociedade, desenvolvendo projetos sociais, de ensino, de pesquisa e de extensão.