Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM promove live sobre lutas e conquistas da comunidade surda

IFTM promove live sobre lutas e conquistas da comunidade surda

Evento ocorre no dia 18 de setembro, às 19h, pelo canal da instituição no YouTube

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 17/09/2020 às 13:00
  • Última modificação 17/09/2020 às 15:13
Professora Shirley Vilhalva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Crédito: Arquivo pessoal

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) promove a live “Setembro Azul X Setembro Surdo: conquistas da comunidade surda”, no dia 18 de setembro, às 19h, no canal da instituição no YouTube, com participação da professora convidada Shirley Vilhalva, docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Durante o mês de setembro, diversos eventos da comunidade surda marcam ações voltadas para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. Comumente encontramos vários espetáculos culturais acessíveis sobre a surdez nessa época do ano, além de congressos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e homenagens. Há também um reforço da luta por mais escolas bilíngues, nas quais alunos surdos e ouvintes possam aprender e crescer juntos.

Assim, o encontro trará discussões acerca das lutas da comunidade surda, que tem o mês de setembro como referência. Um dos pontos que também será colocado em reflexão pela professora Shirley, que é surda, diz respeito ao termo utilizado hoje “Setembro Azul”. “Estaria esse termo correto? Visto que a comunidade surda traz para esse mês suas conquistas, não tem o objetivo relatar a surdez como doença, mas sim uma diferença comunicacional”, explica Mayara Rocha, Tradutora Intérprete de Libras do IFTM.

Sobre Setembro Azul

Por que a cor azul é a cor-símbolo? A explicação tem raiz em um passado triste, durante a Segunda Guerra Mundial, mas serve como força propulsora para mudanças.  Por que setembro? Para a comunidade surda e de pessoas com deficiência auditiva, setembro é um mês marcante, pois há várias datas significativas: entre os dias 6 e 11 do ano de 1880, outro fato triste: foi realizado o Congresso de Milão, que proibiu o uso internacional das Línguas de Sinais na educação dos surdos; no dia 10 comemora-se o Dia Internacional das Línguas de Sinais; dia 26 é uma homenagem ao professor surdo francês Eduard Huet, pois marca a criação, em 1857, do Imperial Instituto de Surdos Mudos, a primeira instituição para a educação de pessoas com deficiência auditiva, posteriormente se transformou no Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES); dia 30 tem comemoração dupla: Dia Internacional do Surdo e Dia do Profissional Tradutor. Fonte: http://steno.com.br/setembro-azul-entenda-porque-o-mes-e-tao-importante-para-surdos-e-pessoas-com-deficiencia-auditiva/