Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM tem dois de seus campi entre as 30 melhores escolas públicas de Ensino Médio do país
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM tem dois de seus campi entre as 30 melhores escolas públicas de Ensino Médio do país

Pelo resultado do Ideb, Campus Uberlândia Centro está na 16ª posição e Campus Patrocínio, na 25ª

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 22/09/2020 às 17:00
  • Última modificação 26/09/2020 às 20:03
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) tem dois de seus campi entre as 30 melhores escolas de Ensino Médio do país, de acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado na última segunda-feira (15/09), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

O Campus Uberlândia Centro alcançou, no referido índice, a nota 6,9, o que o coloca na 16ª posição no ranking de escolas para esse nível de ensino, enquanto o Campus Patrocínio, com nota 6,8, ficou na 25ª posição. O Ideb 2019 da rede pública brasileira para o Ensino Médio foi de 3,9 e o Ideb da rede particular, que é calculado de maneira amostral, foi de 6,0.

De acordo com microdados divulgados pelo Inep, quase 12 mil escolas de Ensino Médio tiveram suas notas do Ideb divulgadas. Isso significa que, entre essas 12 mil, o IFTM possui duas entre as 30 melhores, demonstrando assim que o compromisso de ofertar educação gratuita e de qualidade no Triângulo Mineiro tem sido atingido.

Segundo a reitora da instituição, Deborah Santesso Bonnas, o resultado mostra que o IFTM está na direção certa. “Nossa missão como instituição de ensino gratuito e de qualidade, para além de formar bons profissionais, preparados com todo o desenvolvimento científico e tecnológico da instituição, preocupamo-nos com a formação integral como indivíduos que, com certeza, farão diferença na sociedade”.

Deborah ainda ressalta que “Em princípio, não estamos incentivando competitividade no âmbito escolar; antes de tudo, esse resultado positivo deve ser o exemplo de como é possível ter um bom desempenho e de como buscar a aprender melhor”. Em reconhecimento ao mérito dos alunos, a reitora do IFTM os parabeniza “Sejam sempre o referencial de estudante IFTM, aquele que realmente aproveita as condições ofertadas pela instituição”. 

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, sendo que no Ensino Médio são aplicadas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os demais campi do IFTM que ofertam o Ensino Médio Integrado não obtiveram notas no Ideb, pois o número de alunos que fizeram as avaliações foi insuficiente para fazer o cálculo da nota.

Considerando apenas as escolas públicas de Minas Gerais, as duas unidades do IFTM ficam entre as cinco melhores escolas públicas de Ensino Médio do Estado. O Campus Uberlândia Centro fica na terceira posição do ranking, empatado com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) Campus Divinópolis, e o Campus Patrocínio, na quinta posição.

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Mudanças no cálculo

De acordo com matéria publicada pela Agência Brasil, houve uma mudança de cálculo no Ideb a partir de 2017, quando o Saeb passou a ser aplicado a todas as escolas públicas e, assim, pela primeira vez, o Inep passou a calcular Ideb para as escolas de ensino médio. Até 2015, essa nota era calculada a partir de uma amostra de escolas.

Até 2017, as chamadas escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional não foram incluídas no cálculo do Ideb. Na divulgação atual, referente ao ano de 2019, contudo, essas escolas foram incluídas. Para escolas particulares, o Ideb não gera resultado por escola, mas continua a fazer uma avaliação apenas amostral para obter o índice para essa rede. Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-09/ensino-medio-tem-maior-salto-de-qualidade-desde-2005

As notas do Ideb podem ser consultadas no site do Inep.

Resultado no Enem 2019 por escolas

Outra avaliação educacional que apontou bons resultados dos campi do IFTM foi o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No fim de junho, o Ministério da Educação (MEC) publicou microdados do Enem 2019, a partir dos quais é possível acessar as notas obtidas por escolas de Ensino Médio nas provas objetivas e também em redação.

O MEC não faz rankeamento das instituições desde 2015, mas com dados em mãos, vários veículos de imprensa analisam os resultados e produzem um ranking de escolas. Tais rankings demonstram que, em todos os municípios em que atua, o IFTM está entre as melhores escolas. De acordo com o último ranking do ENEM, todos os campi da instituição destacam-se entre as melhores escolas públicas das cidades onde estão localizados, ocupando o 1º ou 2º lugares.

Sobre o IFTM

O IFTM é uma instituição de Educação Superior, Básica e Profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com práticas pedagógicas.

São oferecidos cursos de nível médio (Técnicos Integrados ou Concomitantes ao Ensino Médio, além de Formação Inicial e Continuada), nível superior (graduações, especializações e mestrados), e idiomas, nas modalidades presencial e a distância.

Atualmente, o IFTM está estruturado da seguinte maneira: Reitoria, localizada em Uberaba; IFTM Campus Avançado Campina Verde, IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, IFTM Campus Uberaba, IFTM Campus Ituiutaba, IFTM Campus Paracatu, IFTM Campus Patrocínio, IFTM Campus Patos de Minas, IFTM Campus Uberlândia e IFTM Campus Uberlândia Centro.

Também conta com infraestrutura básica em outros municípios, que são polos presenciais (Ibiá, João Pinheiro e Santa Vitória), com oferta de cursos técnicos e de idiomas em parcerias com as Prefeituras Municipais.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página