Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Professor do IFTM Udicentro e ex-Aluna de curso técnico integrado publicam artigo em Revista Científica
Início do conteúdo da página
Notícias

Professor do IFTM Udicentro e ex-Aluna de curso técnico integrado publicam artigo em Revista Científica

Trabalho traz uma avaliação de obras didáticas de biologia quanto a abordagem de bactérias extremófilas

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 14/10/2020 às 07:08
  • Última modificação 07/10/2020 às 11:11
Professor Hérberly, atualmente licenciado para pós-graduação, autor do artigo ao lado de Clarice Regina da Silva Santos
Professor Hérberly, atualmente licenciado para pós-graduação, autor do artigo ao lado de Clarice Regina da Silva Santos
Crédito: Divulgação

O professor Héberly Fernandes  Braga, do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), e Clarice Regina da Silva Santos, ex-aluna do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, tiveram seu artigo intitulado “Abordagem das bactérias extremófilas em livros didáticos de biologia do ensino médio”, publicado na revista científica Scientia Plena. 

As bactérias extremófilas são um grupo de microrganismos que têm a capacidade de se desenvolverem em diferentes ambientes, muitos deles considerados inóspitos para os seres vivos. Suas aplicações percorrem em diferentes setores, como: alimentício, têxtil, mineração, genética, entre outras. 

O trabalho analisa como são feitas as suas aplicações e divulgação dos conhecimentos sobre os aspectos: coerência e conceitos; quantificação e interdisciplinaridade; e contextualização encontrados nos livros didáticos do ensino médio. 

O professor cita alguns motivos importantes de se avaliar tal assunto. “Os conhecimentos sobre bactérias extremófilas são muito recentes no meio acadêmico e ainda pouco divulgados para a comunidade em geral para verificar de fato como os livros didáticos têm tratado o assunto. As aplicações práticas tanto desses micro-organismos quanto dos metabólitos (produtos) por eles produzidos podem ser empregados em diferentes setores da atividade humana”, destaca o professor.

Ao longo do artigo, são feitos apontamentos sobre quais obras tiveram maiores defasagens em relação à abordagem do assunto, as que foram satisfatórias e aquelas que tiveram uma boa avaliação em todos os aspectos analisados. 

O trabalho foi resultado de uma pesquisa que avaliou oito obras didáticas de biologia listadas como referência pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação (PNLD/MEC), ano base 2018 e foi desenvolvida dentro do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (BICJr/IFTM) entre março de 2018 e fevereiro de 2019. 

 Link do artigo: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/4924

Sobre a revista: 

A Scientia Plena é uma publicação científica mensal, editada pela Associação Sergipana de Ciência, que visa incentivar a pesquisa e desenvolvimento da ciência, a partir da publicação de artigos de conteúdo original e inédito. 

Podem ser feitas submissões de trabalhos em Português, Inglês e Espanhol e devem ser enviadas por meio de submissão eletrônica. 



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página