Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comunicado Oficial - Processo Seletivo para estudantes ingressantes 2021/1

Comunicado Oficial - Processo Seletivo para estudantes ingressantes 2021/1

IFTM busca alternativas viáveis para realização do Processo Seletivo 2021/1

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 09/10/2020 às 11:30
  • Última modificação 09/10/2020 às 11:35
Comunicado Oficial
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, junto com seus colaboradores, durante todo esse período de pandemia foi desafiado a contornar as mais diversas situações para continuar a ofertar a educação básica, técnica e tecnológica. E buscou fazer isso com muito diálogo, transparência e apoio para que os nossos estudantes pudessem manter os estudos e o contato com a instituição.

Para ingresso nos cursos técnicos de nível médio ofertados pelo IFTM, utilizamos processo seletivo já consolidado de forma presencial. Agora, enfrentamos novo desafio: reformular a seleção dentro desta realidade de pandemia da Covid-19 na qual estamos vivendo. Como essa é a porta de entrada para os estudantes, o IFTM está buscando alternativas viáveis para que a realização do próximo processo ocorra de forma justa e transparente.

Diante das possibilidades analisadas, o IFTM apresenta para sua comunidade acadêmica o seguinte posicionamento acerca do Processo Seletivo 2021/1 para os cursos que oferta:

- Para os cursos de graduação, o ingresso é realizado por meio das inscrições do Sistema de Seleção Unificada - SISU e para participantes do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM dos quatro últimos anos, avaliando-se a nota do boletim de desempenho, ou portadores de diploma de curso superior. É inviável utilizar o sorteio ou análise curricular como processo seletivo para os cursos de graduação, uma vez que há a obrigatoriedade na legislação de se realizar a redação, conforme previsto na Portaria nº 391, de 07 de fevereiro de 2002.

- Para os cursos técnicos de nível médio, não há previsão na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB ou em outro dispositivo legal sobre obrigatoriedade de provas escritas, como há no caso da redação para o ensino superior, conforme descrito acima. Para os cursos técnicos, as entradas poderiam ser por sorteio ou análise de histórico escolar, em que o IFTM possui experiência e são colocados em prática, pois ocorre sorteio para os cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC e Centro de Idiomas, e análise de histórico escolar para os cursos técnicos de nível médio com ingresso no segundo semestre. O Colégio de Dirigentes do IFTM, em reunião no dia 10 de setembro de 2020, avaliando as formas de ingresso possíveis, chegou à seguinte análise: por sorteio não haveria custo e seria relativamente simples, mas há limitações por evasão e dificuldades no preenchimento das vagas com diversas chamadas. Na análise do histórico escolar, há uma tendência de menor evasão e maior facilidade de preenchimento das vagas apesar de ser mais trabalhoso e ter um custo. Após avaliações do citado órgão, deliberou-se que a proposta que melhor atende ao momento pandêmico e que será levada ao Conselho Superior para um respaldo dos conselheiros é a análise de histórico escolar.

Em relação à utilização da análise de histórico escolar para ingresso nos cursos técnicos, se o estudante tiver cumprido a base curricular comum a todos os estabelecimentos de ensino, presume-se que esteja apto a concorrer a vagas no ensino técnico em razoáveis condições de igualdade, ou seja, sob semelhante possibilidade de obtenção de ingresso.

É importante destacarmos aqui que, sobre a realização das provas tradicionais presenciais, ratificamos a incerteza da continuidade da pandemia à época da aplicação da prova, em que seríamos impedidos de realizá-la, caso não pudesse ser garantida a segurança dos candidatos. Publicar os editais, planejar e avançar no modelo utilizado regularmente, nesse momento de excepcionalidade é temeroso, apesar de os candidatos já conhecerem como o processo acontece. Ainda, remarcar as provas, caso não seja possível sua realização, pode trazer demandas não previstas comprometendo a seriedade e eficácia do processo, bem como atraso no ano letivo de 2021, pois o acesso é exclusivamente feito por processo seletivo.

Outro aspecto importante é o fato de expor a riscos a saúde dos servidores envolvidos, tendo em vista a necessidade de atividades presenciais para operacionalização do processo. Reafirmamos que se trata de uma situação de excepcionalidade, sem precedentes anteriores para balizar a tomada de decisão, por isso há grande dificuldade no planejamento para o processo seletivo como usualmente fazemos, devido a dúvidas quanto a sua realização presencial.

Ressaltamos que as vagas reservadas por lei e as ações afirmativas do IFTM estão mantidas. Outro ponto de destaque é que estamos discutindo maneiras distintas do modelo convencional apenas para o processo realizado durante a pandemia.

Após a deliberação do CONSUP, iniciaremos a campanha de divulgação do Processo Seletivo 2021/1 para os cursos técnicos de nível médio do IFTM. Acompanhe nossos canais de comunicação para saber todas as informações.