Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Estudantes dos campi do IFTM em Uberaba participam do “Vacathon”
Início do conteúdo da página
Notícias

Estudantes dos campi do IFTM em Uberaba participam do “Vacathon”

Equipes são formadas por alunos do Campus Uberaba e do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 22/10/2020 às 00:00
  • Última modificação 23/10/2020 às 14:49
Time participante do Vacathon
Time participante do Vacathon
Crédito: Ana Carolina Portella Silveira

Duas equipes formadas por estudantes do Campus Uberaba dos cursos de Engenharia Agronômica, Zootecnia, Tecnologia em Alimentos e Administração, juntamente com dois alunos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, do curso de Engenharia da Computação, participam da 4ª edição do Vacathon, uma maratona de programação para cadeia produtiva de leite. 

Na maratona, as equipes vinculadas a instituições de ensino superior são desafiadas a encontrarem soluções voltadas para a produção de leite em propriedades, processamento ou industrialização do leite visando a obtenção de derivados lácteos, bem como logística de captação, distribuição e demais operações relacionadas ao varejo. 

Segundo Ana Carolina Portella Silveira, professora do curso de Zootecnia, o IFTM foi envolvido nesta atividade a convite do Parque Tecnológico da cidade de Uberaba, após contato com a direção do Campus Uberaba.

“O professor Luís Fernando Santana nos procurou e pediu para averiguarmos a possibilidade de participação no evento. Com isso, em nosso campus, foram formadas duas equipes, tendo os professores Robson Thomaz Thuller e  Flávio Moreno Salvador como técnicos da equipe A3A3, e os professores Lucas Pereira Arantes e eu, como técnicos da A MarCa da Vaca. Todos os estudantes são denominados desenvolvedores e os professores técnicos", explicou Ana Carolina. 

Ao todo, são 10 estudantes do Campus Uberaba, dos cursos de Zootecnia, Engenharia Agronômica, Tecnologia em Alimentos e Administração e, mais 2 alunos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, do curso de Engenharia de Computação. 

O IFTM é considerado uma equipe dividida em dois times, sendo eles: Time A3A3 formado pelos técnicos Robson Thomaz Thuller e Flávio Moreno Salvador e os desenvolvedores André Martins Deamo e Monize Cristina Pereira da Tecnologia em Alimentos; Diorgenes Steve Soares de Lisboa e Maria Eduarda Eleutério Bessa, da Zootecnia; Ana Luiza da Silva Vieira da Engenharia Agronômica e Lukas Emanuel Lopes Pinho, do bacharelado em Administração.   

O time A MarCa da Vaca é composto pelos técnicos Ana Carolina Portella Silveira e Lucas Arantes Pereira e, os desenvolvedores são Luiz Vinicius Cruvinel Santos, Ana Luisa Andrade de Paula e Karen Aparecida Martins Rosa, do curso de Zootecnia; Anna Luiza Paiva Silva da Tecnologia em Alimentos e, os estudantes de Engenharia da Computação do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico Vinícius Silveira Bisinoto e Vinícius Fernandes de Paula.

Os dois times realizarão estudos, avaliação e proposição de soluções para cadeia de leite, envolvendo desde o setor produtivo até o consumidor final, passando pelos elos de processamento, logística, marketing, comercialização, dentre outros. 

“Foi apresentada a todas as equipes participantes um "caderno de desafios" nos quais se apresentam os grandes problemas da cadeia para que cada equipe se debruce sobre um deles e desenvolva uma proposta de soluções. Durante o evento os alunos estarão em imersão, ou seja, totalmente focados nas atividades do mesmo”, contou Portella. 

Aqui na cidade, as instituições envolvidas são o IFTM Campus Uberaba e Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológioco e a Fazu.

A maratona acontece entre os dias 22 e 30 de outubro. 

O Vacathon é  realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tem a parceria das empresas CiaTécnica, Agripoint, Qranio, KER Innovation, BovControl e T=exto Comunicações e Sebrae.

Sobre o Vacathon

Vacathon é um dos eventos que compõem o movimento por inovação Ideas For Milk, que também engloba outros 3 eventos independentes que acontecem desde 2015: Caravana (visita a universidades), desafio de Startups (fomento do negócio da pesquisa do mercado do leite) e prêmio de Inovação (reconhecimento de propostas inovadoras).

Uma proposta de revolução digital rumo ao leite 4.0. 

Vacathon, maratona de inovação do setor do leite e derivados. Inspirada no conceito de Hackathon, imersão de programação, tem como objetivo o fomento da inovação de processos no mercado do leite e da aproximação de pesquisadores e mercado. 

Os temas deste ano seguem três eixos: FoodTech, Inovação e Empreendedorismo e Transformação Digital.

Estão inscritas equipes de 27 universidades. Pela primeira vez na história do evento, participarão equipes de 3 universidades de Angola e Argentina.

Todos os dias, os participantes terão um cronograma de conteúdos virtuais a serem acessados no canal de conteúdo do evento, o Milktube. Também será oferecida a mentoria agenda e feita virtualmente. 

As equipes multidisciplinares são selecionadas pelas universidades. Alunos e professores passam 8 dias junto ao corpo técnico da Embrapa, empresários e especialistas do setor.

O grupo fica conectado 24 horas e tem disponíveis debates, cursos, mentorias, encontros e lives, já que o evento ocorre totalmente virtual.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Idea For Milk

 



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página