Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM oferta vagas exclusivas para servidores em cursos de Espanhol, Francês, Inglês e Libras
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM oferta vagas exclusivas para servidores em cursos de Espanhol, Francês, Inglês e Libras

Inscrições acontecem entre os dias 1º e 30 de novembro inicialmente com aulas presenciais na cidade de Uberaba

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 26/10/2020 às 10:00
  • Última modificação 30/10/2020 às 11:45
Iniciativa é parte de política institucional de capacitação dos servidores
Iniciativa é parte de política institucional de capacitação dos servidores
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio da Coordenação Geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais (Cenid), abre inscrições, entre os dias 1º e 30 de novembro, em cursos de idiomas voltados exclusivamente para servidores. Estão disponíveis 80 vagas para cursos de Espanhol, Francês, Inglês e Libras, sendo 20 para cada um dos idiomas, e as aulas terão início em 2021.

Podem se candidatar docentes e técnicos-administrativos do IFTM, mas inicialmente serão atendidos apenas aqueles que residem em Uberaba ou mesmo em cidades vizinhas, desde que tenham condições de assistir às aulas, que ocorrerão na modalidade presencial em 2021, na Reitoria. A seleção acontece por meio de sorteio e os interessados devem se inscrever

Cada servidor interessado em participar da seleção pode se inscrever em até dois idiomas, na página do Centro de Idiomas do site do IFTM. O edital completo, com todas as regras do processo seletivo, está disponibilizado no mesmo ambiente. A lista dos inscritos será disponibilizada no dia 4 de dezembro de 2020 e o sorteio será realizado em 5 de março de 2021. O resultado da seleção para as 80 vagas disponíveis será divulgado no dia 12 de março de 2021, no site em https://iftm.edu.br/internacional/editais.

Vale ressaltar que a realização das aulas presenciais ainda no primeiro semestre de 2021 dependerá da situação da região quanto ao enfrentamento da pandemia ocasionada pela Covid-19. Assim, é possível que as atividades ocorram por meio de plataformas online até que haja condições de segurança sanitária adequadas.

Valorização dos servidores

A iniciativa é parte de uma política institucional de capacitação dos servidores, alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional. De acordo com Edilson Pimenta, Coordenador Geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, o acolhimento nos cursos de idiomas é uma oportunidade para valorização do trabalho dos servidores e visa a melhoria dos serviços prestados pelo IFTM à comunidade.

Com os conhecimentos adquiridos nos cursos, docentes e técnicos-administrativos poderão prestar melhor atendimento à comunidade surda da instituição, aprimorar-se em línguas estrangeiras para atendimento à comunidade intercambista, e melhorar o nível de proficiência linguística para participação em projetos de mobilidade internacional ou ingresso em cursos de pós-gradução stricto sensu, que exigem conhecimento em uma segunda ou mesmo terceira língua.

“Elaborar uma política de valorização do servidor, no âmbito do Centro de Idiomas, é um dos nortes da gestão atual e melhorar o acolhimento dos servidores nos cursos de idiomas é uma iniciativa de retorno significativo e imediato tanto para os servidores quanto para a instituição. Nossa intenção é que a iniciativa esteja disponível também para outros Campi nos anos seguintes”, afirma Edilson Pimenta.



Fim do conteúdo da página