Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM realiza I Seminafro
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM realiza I Seminafro

Seminário Indígena e Afro-brasileiro ocorre nos dias 17 e 18 de novembro com transmissão pelo canal do IFTM no YouTube

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 11/11/2020 às 11:30
  • Última modificação 11/11/2020 às 17:27
I Seminafro do IFTM
I Seminafro do IFTM
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza, sob organização dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da instituição, o I Seminafro – Seminário Indígena e Afro-brasileiro, nos dias 17 e 18 de novembro pela plataforma RNP e com transmissão ao vivo pelo canal do IFTM no YouTube.

Com o tema “Dez anos do Estatuto da Igualdade Racial: desafios e avanços nas políticas de enfrentamento racial na Educação”, o evento, que consiste num projeto de extensão intercampi, abrirá as atividades tratando do grande mérito do Estatuto da Igualdade Racial, que foi o de derrotar definitivamente o mito da democracia racial. Por meio da instituição da Lei 12.288/2010, o Estado reconheceu o racismo como um elemento construtor de desigualdade, comprometendo-se a implantar políticas públicas para superar as desigualdades sociais, educacionais e econômicas no seio do povo brasileiro.

Entendendo que a educação é central tanto para a reprodução do racismo quanto para o seu enfrentamento, o I Seminafro do IFTM se propõe a discutir a lei numa perspectiva crítica no que se refere à garantia do acesso à educação e da construção de agendas político-pedagógicas rumo à efetivação de currículos e práticas educacionais antirracistas na instituição.

O evento é aberto a toda comunidade acadêmica do IFTM e também à sociedade em geral. Para participar é necessário fazer inscrição na página do evento para registro de presença e emissão de certificado de participação. As inscrições são gratuitas e o seminário tem carga horária total de 12h.

Acesse a página do I Seminafro e confira mais informações e a programação completa do evento.

Sobre os NEABI

Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas têm a finalidade de implementar a Lei n° 11.645/2008, que institui a obrigatoriedade de incluir, no currículo oficial da rede de ensino, a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, pautada na construção da cidadania por meio da valorização da identidade étnico-racial, principalmente de negros, afrodescendentes e indígenas.

Os NEABI do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) fazem parte do Regimento Interno da instituição e são constituídos por grupos de Ensino, Pesquisa e Extensão voltados para o direcionamento de estudos e ações para questões étnico-raciais, em especial para a área do ensino sobre África, Cultura Negra e História, Literatura e Artes do Negro no Brasil, pautado na lei acima citada.

Acesse a página dos NEABI do IFTM e saiba mais!



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página