Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM registra mais 5 softwares junto ao INPI em 2020
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM registra mais 5 softwares junto ao INPI em 2020

Programas foram desenvolvidos pelo grupo Laboratório de Inteligência Computacional e Robótica do Campus Patrocínio

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 11/11/2020 às 11:30
  • Última modificação 11/11/2020 às 11:26
Logomarca INPI
Logomarca INPI
Crédito: Divulgação

No ano de 2020, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) registrou 12 softwares junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), completando, assim, um total de 19 softwares registrados no referido órgão desde 2014.

Dos 12 programas registrados ao longo deste ano, 5 (cinco) deles foram desenvolvidos pelo grupo Laboratório de Inteligência Computacional e Robótica (LICRo), grupo de pesquisa do IFTM Campus Patrocínio cadastrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2019, e coordenado pela professora doutora do referido campus, Danielli Araújo Lima que orientou diversos estudantes de iniciação científica, graduação, especialização e em cursos de extensão.

Desde 2011, ano de sua idealização, o LICRo desenvolveu diferentes trabalhos, sendo alguns deles publicados em congressos nacionais e internacionais, em capítulos de livros e periódicos. Mais recentemente, depois de inúmeras pesquisas científicas realizadas, o grupo resolveu registrar cinco softwares junto ao INPI que estavam mais consolidados em termos de desenvolvimento.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI) do IFTM, foi o responsável pela intermediação desses registros de forma a fazê-los em tempo hábil e de maneira eficiente. Para 2021, uma das metas da PROPI é aumentar ainda mais os registros de softwares e difundir tais tecnologias para a comunidade e para instituições e empresas por meio de políticas de transferência de tecnologias e/ou difusão dos aplicativos nas plataformas oficiais do IFTM.

 

Sobre os softwares registrados do LICRo

Border Chaotic Cellular Automata: BCCA Encryption System, 2020.

Danielli A. Lima (orientadora), Eduardo C. Silva (ex-aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFTM Campus Patrocínio; ex-aluno de especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas aplicados à Gestão Empresarial do IFTM Campus Uberlândia Centro; aluno de iniciação científica PIBIC do grupo de pesquisa LICRo, 2013-2014), Jaqueline A. J. Papini Soares (orientadora e colaboradora externa).

O BCCA é um sistema de criptografia de imagens baseado em técnicas de Inteligência Artificial, mais especificamente no cálculo de pré-imagens de autômatos celulares (ACs). Os ACs são modelos computacionais interessantes por proverem, a partir de uma implementação simples, um comportamento emergente caótico, relevante em sistemas criptográficos. Esse sistema tem por objetivo prover a segurança da informação aplicada às imagens.

Artigo disponível em: Silva, E. C.; Soares, J. A. J. P.; Araújo Lima, D. One-dimensional Chaotic Cellular Automata with fixed border applied to a cryptosystem modeling for digital images. REVISTA DE INFORMÁTICA TEÓRICA E APLICADA - RITA, v. 23, p. 250-276, 2016.

 

ESSS: Erythematous-Squamous Specialist System, 2020.

Danielli A. Lima (orientadora) e Ana Laura Soares (ex-aluna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFTM Campus Patrocínio e atual colaboradora voluntária do grupo de pesquisa LICRo em projeto de extensão - para formação de educadores).

O ESSS é um sistema especialista para dispositivos móveis de apoio ao diagnóstico de dermatoses do grupo eritemato-escamosas. Ele foi projetado utilizando diferentes ferramentas para o desenvolvimento de software e sua base de conhecimento, fundamentada em uma base pública de dados, é dada por uma árvore de decisão.

A partir do conhecimento de técnicas de Ciência de Dados, o sistema apresentou alta acurácia (96%) no diagnóstico quando o teste completo é aplicado por especialistas da área de saúde.

Artigo disponível em: Soares, A. L.; Lima, Danielli A. Visualização de interfaces de um sistema especialista de apoio ao diagnóstico de dermatoses do grupo eritemato-escamosas. In: 7º Encontro de Pesquisa e Extensão (EnPE), 2020, Patrocínio, MG, Brasil. Anais do 7º Encontro de Pesquisa e Extensão (EnPE). Patrocínio, MG, Brasil: Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Patrocínio, 2020. v. 7. p. 15-19.

 

TIACA: Tabu Inverted Ant Cellular Automata - Robotics Controller. 2020.

Danielli A. Lima (orientadora) e Naya L. B. Souza (estudante de graduação em Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFTM Campus Patrocínio, aluna de iniciação científica PIBIC do grupo de pesquisa LICRo, 2019-2020).

O sistema TIACA é um controlador robótico que deve ser embarcado em arquiteturas robóticas, mais especificamente na arquitetura robótica denominada e-Puck. O objetivo desse controlador é prover a segurança em estruturas prediais por meio de vigilância por robôs, ao invés da utilização de câmeras fixas previamente instaladas.

O controlador usa de diferentes técnicas de Inteligência Artificial que visam à busca local e global a partir de otimização por colônias de formigas, autômatos celulares e a busca Tabu.

O referido trabalho foi premiado no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIN) do IFTM 2019 na categoria de iniciação científica do ensino superior.

Artigo disponível em: SOUZA, N. L. B.; LIMA, D. A. Tabu search for the surveillance task optimization of a robot controlled by two-dimensional stochastic cellular automata ants model. In: 16th IEEE Latin American Robotics Symposium (LARS), 2019, Rio Grande, RS, Brasil. Proceedings of IEEE 2019 Latin American Robotics Symposium (LARS), 2019 Brazilian Symposium on Robotics (SBR) and 2019 Workshop on Robotics in Education (WRE). New York, NY, United States: Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) Robotics and Automation Society, 2019. v. 16. p. 299-304.

 

Visit Card: sistema para controle de entrada e saída em estabelecimentos privados.

Danielli A. Lima (orientadora), Valdomiro C. Martins (ex-aluno de especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas aplicados à Gestão Empresarial do IFTM Campus Uberlândia Centro e membro do grupo de pesquisa LICRo em 2019) e Emerson G. P. Fernandes (ex-aluno de especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas aplicados à Gestão Empresarial do IFTM Campus Uberlândia Centro e membro do grupo de pesquisa LICRo em 2019).

O sistema Visit Card é uma aplicação que tem por finalidade o controle de acesso a condomínios residenciais ou até mesmo comerciais. Sabe-se que o problema de acesso a pessoas desconhecidas ou não autorizadas em condomínios é constante em estabelecimentos privados.

O Visit Card - aplicativo e sistema/API - possibilita gerar convites para visitantes e moradores de condomínios. O convite consiste em um QR Code gerado e enviado pelo morador aos seus visitantes, permitindo maior agilidade nos processos e segurança para os envolvidos.

Artigos disponíveis em: (1) Martins, V. C.; Lima, Danielli A. Heurísticas de Nielsen como forma de avaliação do Visit Card: um sistema de controle de fluxo em condomínios. In: 1º Workshop em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (WADS), 2019, Uberlândia, MG, Brasil. Anais do I Congresso de Pós-graduação (CPG). Uberlândia, MG, Brasil: Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), 2019. v. 1. p. 387-410.

(2) Fernandes, E. G. P.; Lima, Danielli A. Visit Card: Análise e desenvolvimento de uma aplicação híbrida para o controle de entrada e saída em condomínios. In: 1º Workshop Análise e Desenvolvimento de Sistemas (WADS), 2019, Uberlândia, MG, Brasil. Anais do I Congresso de Pós-Graduação (CPG). Uberlândia, MG, Brasil: Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), 2019. v. 1. p. 364-386.

 

CAPP: Cellular Automata Path Planning - Robotics Controller. 2020.

Danielli A. Lima (orientadora), Hamilton J. M. Lopes (ex-aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFTM Campus Patrocínio e bolsista de iniciação científica PIBITI/CNPq pelo grupo de pesquisa LICRo em 2019-2020).

O controlador CAPP é um sistema de controle para robôs que deve ser embarcado em arquiteturas robóticas, mais especificamente na arquitetura robótica denominada e-Puck. O objetivo do sistema controlador é fazer com que um robô crie uma trajetória robótica ótima, livre de colisões entre dois pontos, a partir da aplicação de técnicas heurísticas de Inteligência Artificial, mais especificamente de regras baseadas de autômatos celulares. Foram realizados diversos experimentos para comprovar a eficácia do controlador.

Artigo disponível em: LOPES, H. J. M.; LIMA, D. A. Cellular Automata in path planning navigation control applied in surveillance task using the e-Puck architecture. In: The 2020 IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics (IEEE SMC), 2020, Toronto, Canada. Proceedings of The 2020 IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics (IEEE SMC). New York, NY, United States: Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) Systems, Man, and Cybernetics Society, 2020.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página