Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM sediou evento internacional sobre habilidades sociais no universo de idiomas e intercâmbio

Evento “LAPASSION DAY: SOFT SKILLS IN FOCUS” contou com cerca de 700 participantes oriundos de 9 países

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 12/11/2020 às 15:30
  • Última modificação 12/11/2020 às 15:59
Durante o evento “LAPASSION DAY: SOFT SKILLS IN FOCUS” realizado no dia 11 de novembro de forma online
Crédito: Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio da Coordenação Geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais, realizou, no dia 11 de novembro, de forma on-line, o “LAPASSION DAY: SOFT SKILLS IN FOCUS”, ação pertencente ao projeto LAPASSION (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network), que abordou a temática habilidades sociais (SOFT SKILLS) desenvolvidas em contexto de aprendizagem de idiomas e de encontros multiculturais.

Palestraram no evento Gabriel Jezus, estudante de Agronomia do IFTM e participante da etapa 2020 (Goiânia) do LAPASSION; Gabriel Vieira, estudante de Engenharia de Transportes do IFG e participante das etapas 2019 (Uberaba) e 2020 (Goiânia) do LAPASSION; Anna Tereza Scartezini, estudante de Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da UFF, ex-aluna do Lycée du Granier (França) e membro da delegação brasileira na Olimpíada Britânica  de língua inglesa na Universidade de Londres; e Leonardo Mendes, estudante de Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP, estudante em nível de Especialização em Engenharia de Produção na École Centrale de Nantes (França) e membro da delegação brasileira na Olimpíada Britânica  de língua inglesa na Universidade de Londres.

Ao longo de suas apresentações, sob o acompanhamento do professor Carlos Ramos, coordenador principal do Instituto Politécnico do Porto (Portugal) e idealizador do projeto LAPASSION, os palestrantes compartilharam experiências emocionantes vivenciadas no contexto de desenvolvimento e criação de soluções inovadoras em grupos multidisciplinares e também impressões acerca de como habilidades sociais (SOFT SKILLS) como adaptabilidade, liderança, diplomacia, capacidade de mediação, gestão de conflitos e estresse, entre outras, foram determinantes em contexto de encontros multiculturais.

O evento foi realizado em língua inglesa e contou com tradução concomitante para língua portuguesa e para língua brasileira de sinais. Todo o processo de logística e transmissão foi realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFTM (PROEXT).

Os coordenadores do LAPASSION DAY, professor Edilson Pimenta, coordenador geral do Centro de Idiomas e de Relações Internacionais do IFTM, e professor Elder Latosinski, coordenador geral de Extensão e Cultura do IFTM, destacam os benefícios para a comunidade de um evento como esse. “A ação fortalece a postura estratégica que a PROEXT tem adotado, de reforçar os laços entre cultura, cidadania e formação profissional”, relatou Elder.

Já Edilson afirmou que o LAPASSION DAY: SOFT SKILLS IN FOCUS “foi fundamental para que seja ampliado o entendimento dos ganhos indiretos de parcerias internacionais e do estudo de idiomas. Aprender um idioma é ampliar horizontes, aperfeiçoar habilidades profissionais e melhorar relações interpessoais”.

SOBRE O LAPASSION – Desde abril de 2018, o projeto atua para transferir para a América Latina boas práticas desenvolvidas na Europa, viabilizando o desenvolvimento de pesquisas e estágios para estudantes das instituições participantes. A iniciativa faz parte do programa de capacitação internacional Erasmus+ Capacity Building Program, da União Europeia, gerenciado pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA).

A iniciativa é coordenada pelo Instituto Politécnico do Porto (P.Porto – Portugal) e reúne 13 instituições, sendo seis do Brasil – o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e cinco Institutos Federais (Ifam, IFMA, IFG, IFTM e IFSul). Também participam instituições do Chile (Universidade Católica do Chile – PUC e Fundação do Instituto Profissional – DUOC); do Uruguai (Universidade da República de Uruguai – UDELAR e Universidade Técnica de Uruguai – UTEC); da Espanha  (Universidade de Vigo – UVIGO e Universidade de Samalanca – USAL) e da Finlândia (Universidade de Tampere de Ciências Aplicadas – TAMK), além da Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria (AEP).