Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Programa de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica inicia atividades
Início do conteúdo da página
Notícias

Programa de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica inicia atividades

As apresentações e palestras marcaram o encontro realizado nos dias 26 de 27 de novembro

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 10/12/2020 às 12:12
  • Última modificação 10/12/2020 às 12:12

Aconteceu, nos dias 26 e 27 de novembro, das 8h30 às 17h30, a reunião inaugural da Turma VII do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do IFTM campus Uberaba, que pela primeira vez, teve suas atividades realizadas remotamente, em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Os dezoito novos alunos ingressantes do Instituto foram recepcionados pela direção-geral do campus Uberaba, representada pelo diretor geral de ensino, pesquisa e extensão, professor Mauro Beirigo, o qual apresentou o campus e falou sobre diversas oportunidades para os recém-ingressantes.

Em seguida, o professor José Luiz Rodrigues Torres, coordenador geral pós-graduação do IFTM, falou um pouco sobre pesquisa e pós-graduação na instituição, já o professor Welisson Marques, coordenador do Programa, também deu as boas-vindas aos alunos e reforçou a necessidade de dedicação ao curso uma vez que, entre vários fatores, eles participaram de um certame muito disputado. 

A representante discente, a mestranda Anna Lívia Gomes, também deu as boas-vindas à nova turma. Ainda nesta parte inaugural, todos os docentes e novos discentes se apresentaram e se conheceram.

Na sequência, houve a palestra “Educação e Trabalho em tempos de neoliberalismo”, com a participação do professor doutor Carlos Lucena da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com a mediação do professor doutor Anderson Claytom Ferreira Brettas do IFTM. 

Ainda no dia 26, a professora doutora Elisa Antônia Ribeiro tratou sobre “o que se espera de um mestrando”, posteriormente, foram apresentados o regulamento, as normas e diretrizes do Programa pelo professor Welisson Marques . 

“Foram momentos de reflexão, aprendizagem e conhecimento do que o Programa espera do discente e o que o discente deve esperar do curso", contou o professor. 

No dia 27 de novembro, houve a palestra "Mestrado Profissional e Educação Tecnológica” com o professor doutor Geraldo Gonçalves de Lima. Em continuidade às atividades inaugurais da turma VII do PPGET-MPET-IFTM, houve a palestra internacional “La formación en competencias ciudadanas en lá educación basica y media de la Región Caribe Colombiana”, ministrada pelo professor doutor Francisco Javier Maza da Universidad de Cartagena – da Colômbia, mediada pelo professor Anderson Claytom Ferreira Brettas e traduzida pela licenciada em Química do IFTM, Helena Rabello. 

No período vespertino, sob a condução da mestranda Anna Lívia Gomes,houve o  “Encontro com os veteranos”, momento em que egressos do curso falaram um pouco sobre a realidade do curso e a importância da dedicação.

Em seguida, a discente Ana Paula da Silva Santos discorreu sobre o Comitê de Ética em Pesquisa e como funciona o protocolo de submissão de projetos.

Por fim, ao final do dia, houve o “Bate-papo com os mestres” e o “Encontro com os Orientadores”, em que cada ingressante teve a oportunidade de ter a primeira reunião formal de orientação. 

A reunião foi finalizada às 17h30 com sorteio de livros.

As palestras ficaram registradas nos links Educação e Trabalho em tempos de neoliberalismo e La formación en competencias ciudadanas en lá educación basica y media de la Región Caribe Colombiana



 



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página