Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM registra mais dois softwares junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM registra mais dois softwares junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Programas foram desenvolvidos pelo Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologia Aplicada do Campus Patos de Minas

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 28/12/2020 às 09:30
  • Última modificação 04/01/2021 às 10:50
Logomarca INPI
Logomarca INPI
Crédito: Divulgação

O ano de 2020 se encerra com o registro de mais 2 softwares pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), aumentando para 12 o número de softwares registrados ao longo deste ano e 19 desde 2014.

Os dois programas foram desenvolvidos pelo Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologia Aplicada (LADESTEC) do IFTM Campus Patos de Minas, de forma conjunta com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI) do IFTM, que é responsável pela intermediação desses registros.

Esse laboratório de pesquisa é formado por pesquisadores do Grupo de Desenvolvimento em Tecnologia Aplicada do Triângulo Mineiro, cadastrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desde 2017, e liderado pela professora doutora Carolina Pimenta Mota e pelo professor mestre Eduardo Nunes Magalhães, ambos do Campus Patos de Minas.

A professora doutora Junia Magalhães Rocha, autora de um dos softwares, anunciou que em breve será solicitado o registro de mais dois softwares: IF Delivery – Versão Cliente e IF Delivery – Versão Fornecedor, ambos oriundos de projetos de pesquisa desenvolvidos dentro do LADESTEC. “Esse aplicativo teve como finalidade servir de ferramenta para alunos e servidores pedirem almoço em um restaurante na cidade. Os pedidos eram feitos no aplicativo e automaticamente o restaurante recebia a notificação das opções escolhidas por cada cliente”, relata Junia.

Sobre os softwares registrados do LADESTEC

IFOPenDAQ IHM, 2020

Autores: Carolina Pimenta Mota e Willian Henrique Ribeiro

O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema de baixo custo destinado a ajudar na análise de sinais elétricos vindos de processos de soldagem industrial, facilitando assim o controle de qualidade dos produtos fabricados. Já que o sistema apresenta gráficos intuitivos dos sinais na tela de um computador, ele também pode servir como ferramenta de ensino e pesquisa para acrescentar em projetos diversos nas áreas de eletrotécnica e eletrônica.

IFrequência, 2020

Autores: Arthur Mota Gonçalves, Carolina Pimenta Mota e Junia Magalhães Rocha

Esse software tem como objetivo global projetar, desenvolver e avaliar um ambiente de monitoramento da frequência dos alunos do IFTM Campus Patos de Minas, de forma a oferecer registro e relatórios rápidos dos alunos sem a necessidade do gasto de papel com as listas de presença diárias.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página