Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM registra mais dois softwares junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Programas foram desenvolvidos pelo Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologia Aplicada do Campus Patos de Minas

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 28/12/2020 às 09:30
  • Última modificação 04/01/2021 às 10:50
Logomarca INPI
Crédito: Divulgação

O ano de 2020 se encerra com o registro de mais 2 softwares pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), aumentando para 12 o número de softwares registrados ao longo deste ano e 19 desde 2014.

Os dois programas foram desenvolvidos pelo Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologia Aplicada (LADESTEC) do IFTM Campus Patos de Minas, de forma conjunta com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI) do IFTM, que é responsável pela intermediação desses registros.

Esse laboratório de pesquisa é formado por pesquisadores do Grupo de Desenvolvimento em Tecnologia Aplicada do Triângulo Mineiro, cadastrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desde 2017, e liderado pela professora doutora Carolina Pimenta Mota e pelo professor mestre Eduardo Nunes Magalhães, ambos do Campus Patos de Minas.

A professora doutora Junia Magalhães Rocha, autora de um dos softwares, anunciou que em breve será solicitado o registro de mais dois softwares: IF Delivery – Versão Cliente e IF Delivery – Versão Fornecedor, ambos oriundos de projetos de pesquisa desenvolvidos dentro do LADESTEC. “Esse aplicativo teve como finalidade servir de ferramenta para alunos e servidores pedirem almoço em um restaurante na cidade. Os pedidos eram feitos no aplicativo e automaticamente o restaurante recebia a notificação das opções escolhidas por cada cliente”, relata Junia.

Sobre os softwares registrados do LADESTEC

IFOPenDAQ IHM, 2020

Autores: Carolina Pimenta Mota e Willian Henrique Ribeiro

O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema de baixo custo destinado a ajudar na análise de sinais elétricos vindos de processos de soldagem industrial, facilitando assim o controle de qualidade dos produtos fabricados. Já que o sistema apresenta gráficos intuitivos dos sinais na tela de um computador, ele também pode servir como ferramenta de ensino e pesquisa para acrescentar em projetos diversos nas áreas de eletrotécnica e eletrônica.

IFrequência, 2020

Autores: Arthur Mota Gonçalves, Carolina Pimenta Mota e Junia Magalhães Rocha

Esse software tem como objetivo global projetar, desenvolver e avaliar um ambiente de monitoramento da frequência dos alunos do IFTM Campus Patos de Minas, de forma a oferecer registro e relatórios rápidos dos alunos sem a necessidade do gasto de papel com as listas de presença diárias.