Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM assina acordo de cooperação com instituição canadense de idiomas
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM assina acordo de cooperação com instituição canadense de idiomas

Programa de cooperação envolve cursos, intercâmbios, capacitações, entre outras ações

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 04/01/2021 às 18:00
  • Última modificação 04/01/2021 às 20:55

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) assinou acordo de cooperação com o ILSC Education Group, instituição canadense de idiomas com sede em Ontário, no Canadá, a qual engloba a escola de idiomas da ILSC e o Greystone College, instituição de Ensino Superior com atuação destacada nas áreas de Negócios, Turismo e Hotelaria e Treinamento de Professores.

Segundo o acordo, as instituições propõem-se a desenvolver programa de mútua cooperação e intercâmbio acadêmico, científico e cultural, envolvendo áreas de interesse mútuo. Mais diretamente, a cooperação envolverá programas especiais e cursos educacionais; programas e/ou cursos de ensino a distância; capacitação de professores; intercâmbio; cursos de imersão e cursos de verão de/para professores, técnicos administrativos e estudantes.

Além dessas ações, também podem ocorrer iniciativas de pesquisa conjunta e atividades de intercâmbio cultural, assim como ações que envolvam cursos de gestão em Inglês, experiências culturais em Francês e em Inglês e atividades de Shadowing (Job Shadowing e Language Shadowing).

O acordo é um projeto inovador da Coordenação Geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM em alinhamento com as Pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Inovação; Extensão e Desenvolvimento Institucional. As primeiras atividades estão previstas para acontecerem no primeiro semestre de 2021 e englobam tanto atividades à distância quanto o lançamento de editais para cursos presenciais no Canadá.

Para a reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, trata-se de mais uma iniciativa do IFTM que visa a auferir resultados em diversas frentes e, assim, contribuir com o processo de internacionalizar a instituição. Dentre os resultados concretos esperados, destacam-se: melhor atendimento à comunidade internacional da instituição; maior compreensão de questões interculturais; aprimoramento linguístico da comunidade envolvida além de representar mais uma via disponível para possíveis ações de pesquisa e inovação para pesquisadores do IFTM.

O coordenador geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais, Edilson Pimenta, destaca que elaborar uma política de internacionalização que tenha repercussão em todos os segmentos do IFTM é o objetivo central da atual gestão. “Queremos o IFTM em ativo processo de internacionalização, da portaria à reitoria. Por essa razão, a iniciativa contou com apoio irrestrito da reitora”.

Além disso, Edilson reforça que as atividades constantes do acordo foram planejadas com atenção especial às condições sanitárias relacionadas à pandemia ocasionada pela Covid-19. “Assim, as ações previstas para o 1º semestre de 2021 podem sofrer ajustes a depender das condições sanitárias dos dois países”, finaliza o coordenador.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página