Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM assina acordo de cooperação com instituição canadense de idiomas

IFTM assina acordo de cooperação com instituição canadense de idiomas

Programa de cooperação envolve cursos, intercâmbios, capacitações, entre outras ações

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 04/01/2021 às 18:00
  • Última modificação 04/01/2021 às 20:55

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) assinou acordo de cooperação com o ILSC Education Group, instituição canadense de idiomas com sede em Ontário, no Canadá, a qual engloba a escola de idiomas da ILSC e o Greystone College, instituição de Ensino Superior com atuação destacada nas áreas de Negócios, Turismo e Hotelaria e Treinamento de Professores.

Segundo o acordo, as instituições propõem-se a desenvolver programa de mútua cooperação e intercâmbio acadêmico, científico e cultural, envolvendo áreas de interesse mútuo. Mais diretamente, a cooperação envolverá programas especiais e cursos educacionais; programas e/ou cursos de ensino a distância; capacitação de professores; intercâmbio; cursos de imersão e cursos de verão de/para professores, técnicos administrativos e estudantes.

Além dessas ações, também podem ocorrer iniciativas de pesquisa conjunta e atividades de intercâmbio cultural, assim como ações que envolvam cursos de gestão em Inglês, experiências culturais em Francês e em Inglês e atividades de Shadowing (Job Shadowing e Language Shadowing).

O acordo é um projeto inovador da Coordenação Geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM em alinhamento com as Pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Inovação; Extensão e Desenvolvimento Institucional. As primeiras atividades estão previstas para acontecerem no primeiro semestre de 2021 e englobam tanto atividades à distância quanto o lançamento de editais para cursos presenciais no Canadá.

Para a reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, trata-se de mais uma iniciativa do IFTM que visa a auferir resultados em diversas frentes e, assim, contribuir com o processo de internacionalizar a instituição. Dentre os resultados concretos esperados, destacam-se: melhor atendimento à comunidade internacional da instituição; maior compreensão de questões interculturais; aprimoramento linguístico da comunidade envolvida além de representar mais uma via disponível para possíveis ações de pesquisa e inovação para pesquisadores do IFTM.

O coordenador geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais, Edilson Pimenta, destaca que elaborar uma política de internacionalização que tenha repercussão em todos os segmentos do IFTM é o objetivo central da atual gestão. “Queremos o IFTM em ativo processo de internacionalização, da portaria à reitoria. Por essa razão, a iniciativa contou com apoio irrestrito da reitora”.

Além disso, Edilson reforça que as atividades constantes do acordo foram planejadas com atenção especial às condições sanitárias relacionadas à pandemia ocasionada pela Covid-19. “Assim, as ações previstas para o 1º semestre de 2021 podem sofrer ajustes a depender das condições sanitárias dos dois países”, finaliza o coordenador.