Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química apresentam jogos pedagógicos digitais e online

A apresentação será realizada ao vivo na próxima sexta, 8 de janeiro

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 04/01/2021 às 21:09
  • Última modificação 04/01/2021 às 21:09
Jogos pedagógicos
Crédito: Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 8 de janeiro de 2021, a partir das 19h, será realizada uma live que mostrará 22 jogos pedagógicos digitais e online produzidos pelos estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química do IFTM campus Uberaba, como resultado de trabalhos interdisciplinares desenvolvidos na unidade curricular de Prática Pedagógica.

Estes trabalhos, chamados de PPCC (Prática Pedagógica Componente Curricular) são realizados todos os semestres e envolvem várias disciplinas dos cursos.

Os jogos serão apresentados em live exibida no canal do YouTube do IFTM campus Uberaba e o público irá acompanhar como foi a elaboração de cada um deles, além de conhecer os “estudantes desenvolvedores” dos games

“Neste semestre, decidimos abordar o tema jogos como produtos e ferramentas educacionais que podem promover um aprendizado de maneira lúdica, dinâmica, competitiva e consonância com questões culturais contemporâneas (especialmente entre os estudantes do ensino básico). Por estarmos em período remoto, decidimos então trabalhar com o formato de “games”, através do desenvolvimento de jogos digitais e que serão disponibilizados online para toda a comunidade”, explicou o professor Aldo Luís Pedrosa da Silva.

A ideia surgiu após conversa dos professores Aldo Pedrosa e Bruno Pereira Garcês, antigo coordenador do curso de Licenciatura em Química e, atual coordenador geral de ensino, no início de 2020.

“O professor Bruno propôs que trabalhássemos neste ano com o tema de jogos pedagógicos enquanto produtos educacionais. A ideia agradou a todos e, desde o primeiro semestre de 2020, começamos a desenvolver jogos diversos. No entanto, veio a pandemia e, em conversa com a professora Helena Ali, nova coordenadora do curso de Química, decidimos por adaptar os jogos para que eles fossem realizados e disponibilizados em plataformas digitais e que a culminância dos trabalhos ocorresse no final do ano letivo. A seguir, as professoras de Prática Pedagógica dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Marvile Palis Oliveira Costa e Ana Isa Marquez Rocha Machado gostaram da ideia e sugeriram que trabalhássemos com essa temática também com o curso de Biologia. Assim, a mostra em conjunto e com tema unificado entre os PPCCs das duas licenciaturas do campus Uberaba é histórica, pois será a primeira vez que isso ocorrerá na Instituição, disse Pedrosa.

“Os estudantes se dedicaram bastante para criar “games didáticos” que tratam de diversos conhecimentos das áreas de Química e Biologia, para que o público-jogador possa aprender jogando”, finalizou o professor.