Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Podcasts criados por estudantes do Ensino Médio Integrado ajudam a desenvolver conceitos de Marketing
Início do conteúdo da página
Notícias

Podcasts criados por estudantes do Ensino Médio Integrado ajudam a desenvolver conceitos de Marketing

Divididos em grupos, alunos do Integrado criaram programas sobre temas diversos e estratégias para divulgar o trabalho

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 08/02/2021 às 08:00
  • Última modificação 12/02/2021 às 14:04
Cultura pop, filmes e vestibular, política, pessoas com deficiência e até tênis All Star foram temas de programas
Cultura pop, filmes e vestibular, política, pessoas com deficiência e até tênis All Star foram temas de programas
Crédito: Banco de Imagem gratuito

Nos últimos anos, o universo de podcasts tem ganhado cada vez mais espaço no mundo digital. Existem atualmente programas sobre as mais variadas temáticas, que vão desde o humor, até as notícias, da ciência ao design, além de inúmeros outros assuntos que atraem milhares e milhares de pessoas. No Campus Uberlândia Centro (Udicentro), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico tiveram a chance não só de conhecer a produção por trás desse tipo de mídia, como de criar e publicar seus próprios podcasts.

O desafio surgiu na disciplina de Marketing e deu origem à atividade de extensão “Marketing em ação: criação de Podcasts utilizando ferramentas de planejamento estratégico, marketing interativo, fidelização e CRM”. Coordenado pela professora Larissa Santos de Marcello Cruvinel, o trabalho aconteceu ao longo de 2020 e teve como objetivo despertar o interesse dos alunos para os estudos da disciplina, além de oportunizar uma vivência de integração com colegas de turma e membros da comunidade externa.

“Pesquisas apontam para duas novas tendências de mercado: a profissão de podcaster e a utilização de podcasts como veículo de divulgação de empresas de segmentos diversos. Neste contexto, pareceu-me oportuno desenvolver junto aos alunos o planejamento, a criação e o lançamento de podcasts como atividade prática aplicada à disciplina de Marketing. Trabalhamos ferramentas de planejamento estratégico, fidelização e relacionamento com cliente”, explica a professora Larissa na justificativa do projeto.

Os podcasts são conteúdos interativos em formato de áudio que podem ser encontrados, gratuitamente, em diversas plataformas de streaming, como Spotfy, Anchor, Soundcloud, dentre outras. Além de conhecer uma nova mídia e desenvolver conceitos de Marketing, os estudantes também buscaram conhecer ferramentas de edição, estratégias de divulgação, mobilização de ouvintes, pesquisas com outros estudantes e profissionais de fora do IFTM. Segundo Larissa, o projeto exigiu muito dos alunos, mas teve uma conclusão muito satisfatória.

“Foi um projeto muito incrível, que nos trouxe bastantes aprendizados e nos proporcionou fazer parte deste meio de marketing empresarial. Finalizamos esse projeto com uma nova visão e de coração muito grato, pois nos sentimos realizados tanto no âmbito escolar e profissional, com a entrega de resultados, quanto no âmbito pessoal, por conseguir entregar um produto de grande qualidade em meio a tantas dificuldades”, avalia Larissa.

Programas no ar

A estreia dos podcasts criados para a disciplina aconteceu no início de dezembro, com o lançamento oficial de 11 programas com temáticas variadas conforme afinidades de interesses dos alunos dos cursos de Comércio e Administração. Os alunos utilizaram como suporte para o planejamento, a execução e o lançamento dos Podcasts os conceitos de Marketing trabalhados em aula ao longo de 2020.

Um dos podcasts criados é o VestFlix Podcast, que tem como objetivo ajudar na preparação para o vestibular a partir de análises de filmes. Criado pelas alunas  Eduarda Silverio Zuchetti, Lara Cristina, Mel Anielle Cabral Santana, Stephany Barros e Thalita Pessoa Campos; todas do 2º ano do curso Integrado em Administração, o podcast começou muito antes de entrar ao ar, com a veiculação de diversas peças de divulgação no perfil do programa, que despertavam a curiosidade do público. O filme escolhido para avaliação foi “Meninas Malvadas”, pois é popular entre jovens da mesma faixa etária das produtoras, e o tema discutido no programa girou em torno de rivalidade feminina e homofobia.

Outro podcast muito bom de ouvir foi criado por Bruno Castro Lima e outros quatro colegas — Maria Eduarda, José Francisco, João Gabriel e Felipe —, todos do 2º ano do curso integrado em Administração, e ganhou o nome de “Putscast”. Segundo Bruno, o grupo encontrou rapidamente o tema sobre o qual queriam falar.

“Desde o início sabíamos que esse trabalho seria uma experiência nova e queríamos aproveitar isso da melhor maneira possível, tornando o podcast em algo em que pudéssemos nos divertir fazendo, algo leve para nós e para quem fosse ouvir. Por isso escolhemos falar de cultura pop, algo que nos rodeia diariamente com novas séries, filmes e músicas surgindo a todo tempo”, explica o estudante, que citou como maior desafio no trabalho a dificuldade de organização em um momento de isolamento social e aulas remotas.

Consumidor de podcasts, Bruno destaca que o grupo se esforçou e se divertiu muito no projeto e espera que os ouvintes do “Putscast” tenham ótimos momentos com o programa. “Fico muito feliz de dizer que o Putscast saiu exatamente como pensamos. Ao gravar o episódio começamos nervosos, mas fomos nos soltando com o tempo e acabou sendo uma experiência muito descontraída mesmo, e era isso que a gente queria em um ano tão pesado quanto 2020. Minha esperança é que o episódio consiga levar esse sentimento para quem ouvir também”, encerra.

Entre os demais podcasts estão por exemplo, o “Cera de ouvido”, que conta histórias de algumas músicas brasileiras e o podcast allstariano, que fala exclusivamente sobre temas relacionados ao tênis All Star, ícone da cultura pop.

Marketing e divulgação

Além dos podcasts, os grupos de estudantes foram orientados a criar perfis no Instagram, de modo a divulgar seus trabalhos. A meta era conseguir seguidores, alcançar um número mínimo de ouvintes, além é claro oferecer um bom produto ao público. Segundo a professora Larissa, o trabalho ajuda a desenvolver conceitos e ferramentas de marketing.

“Ajuda a vivenciar, na prática, os desafios da criação de um produto digital cujo sucesso está altamente relacionado ao uso adequado de ferramentas de marketing, a desenvolver senso crítico e capacidade de argumentação, a estimular a socialização com colegas de turma e com a sociedade externa e também a estimular o mindset mercadológico, provocando-os na busca por desenvolvimento de produtos passíveis de patrocínios externos”, lista a professora, que ainda ressalta que as temáticas foram escolhidas pelos próprios alunos, a partir de seus temas de interesse.

Confira abaixo os nomes e temáticas abordadas nos podcasts

Cera de ouvido: podcast que conta a história por trás de músicas famosas:

Sherock_Homis: aborda um tema muito popular no momento: teorias sobre crimes.

Pipoca Podcast: quem não gosta de desenhos animados? Ou pelo menos guarda boas saudades daquele que via quando criança? O Pipoca Podcast promove um bate-papo sobre teorias, curiosidades e opiniões sobre desenhos famosos. No episódio publicado, os estudantes conversam sobre Bob Esponja.

Putscastpodcast no qual os estudantes discutem temas diversos relacionados à  cultura pop. E, como eles mesmos dizem na apresentação, “nos divertindo no processo”.

Cabo de Guerra: o podcast Cabo de Guerra promove discussões sociais e políticas

VesFlix Podcast: esse podcast trabalha um tema de muito interesse para os jovens: o vestibular. A partir de análises e discussões sobre filmes, os estudantes abordam temas propensos de serem cobrados nas provas.

Play de Cast: outro assunto muito popular entre os jovens é abordado no Play de Cast: os games. Os apresentadores trazem nessa discussões notícias do movimentado mundo dos jogos.

Conversas sobre Converses: um podcast dedicado a discutir a história e cursiosidades sobre o tênis All Star.

Culturizando Podcast: podcast para os amantes de música, com discussões sobre cultura, música e diversão

Podcast Sob O Mesmo Universo: o podcast apresenta relatos de pessoas com deficiência sobre acessibilidade

Podcast PsiEscola: um podcast sobre o aspecto psicológico da vida de estudante.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página