Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Universos femininos e suas diversas questões e desafios são temática de atividades realizadas pelo IFTM no mês de março

Encontros virtuais ocorrem nos dias 8, 9 e 10 de março com discussões relevantes e urgentes para toda sociedade

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 05/03/2021 às 16:30
  • Última modificação 10/03/2021 às 17:33
8 de março - Dia Internacional das Mulheres
Crédito: Divulgação

Universos femininos e suas diversas questões e desafios são debates que permeiam as sociedades mundial e nacional há décadas, mantendo sua relevância e urgência até hoje. Movimentos de luta como o feminismo, surgido no final do século XIX em prol da igualdade de gêneros e da participação das mulheres na sociedade, contribuíram decisivamente para o avanço sócio-histórico-cultural da humanidade, proporcionando mais voz e vez a elas.

Entretanto, inúmeros ainda são os desafios que as mulheres enfrentam, sobretudo as mulheres negras, que ocupam a última posição na pirâmide social, atrás, inclusive, de mulheres brancas, e cujas lutas pouco ou quase nada foram contempladas no “feminismo tradicional”.

Com objetivo de discutir tais temáticas e contribuir para superação de desigualdades de gênero, inclusive internamente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) promove, nos dias 8, 9 e 10 de março de 2021, encontros virtuais abertos e gratuitos para quem desejar participar.

No dia 8, o projeto institucional Ciclo de Debates traz reflexões e considerações sobre Gestão feminina: como conciliar os diversos papéis de mulher em tempos de pandemia? O evento ocorre às 14h no canal da Pró-reitoria de Extensão (Proext) do IFTM no YouTube e para participar é preciso fazer inscrição na página do evento.

O debate conta com participação de diversas servidoras do IFTM: Deborah Santesso Bonnas, reitora; Marlene Jerônimo, vice-reitora; Inamara Leal, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional; Lara Kuhn, diretora-geral do IFTM Campus Uberlândia Centro; Talita Belisário, presidenta do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFTM Campus Uberlândia; e Daniela Orbolato, coordenadora geral de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico.

Na terça-feira, 9 de março, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e Núcleo de Estudos de Gênero do IFTM Campus Patrocínio, em parceria com o Coletivo Okayoufu, realiza a roda de conversa "Filhas da Luta". A live acontece às 18h no canal do campus no Youtube. Participam do momento Dandara Torantzin, vereadora em Uberlândia, e Flávia Oliveira, professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

No dia 10, a partir das 15h30, ocorre a segunda edição do evento Semana dElas, promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa “Quilombo Neabi” (GEPQUIN) do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFTM Campus Uberlândia pelo canal do Campus Uberlândia no Youtube.

O encontro relembrará as muitas conquistas femininas ao longo da história e também servirá como alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo. Além disso, por compreender que o discurso universal feminista é excludente, a discussão de gênero tem recorte de classe e raça, levando-se em conta as interseccionalidades que permeiam a violência contra a mulher. Na ocasião, ocorre também o primeiro Acolhimento NEABI, momento de saudações e boas-vindas a estudantes negros cotistas e não cotistas.

Para mais informações e inscrições, acesse a página do evento.

Além das atividades no mês de março, o IFTM está em construção do Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero (NEDSEG), instituído pela portaria nº 1.339 de 08 de Outubro de 2020.

O Núcleo, que tem natureza permanente, propositiva, consultiva e de assessoramento, é vinculado à Assessoria de Ações Inclusivas (AAI) da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) da instituição e tem diversos objetivos, dentre os quais pode-se citar instituicionalização de práticas de combate de desigualdade de gênero; identificacação, prevenção e o combate às diferentes formas de violência de gênero e sexualidade; incentivo de participação de mulheres e LGBTQIA+ no campo das ciências, demais formas de conhecimento e carreiras acadêmicas.

Sobre o Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero

O NESDEG é composto por uma comissão central e por comissões em cada campus do IFTM. No mês de janeiro de 2021, foi aberta consulta pública à comunidade acadêmica da instituição para recolhimento de opiniões e sugestões acerca de seu regulamento. A consulta ocorreu até 20 de janeiro e o próximo passo é submeter o documento ao Conselho Superior (CONSUP), órgão máximo do IFTM, para aprovação.

Com informações de: https://iftm.edu.br/noticias/index.php?id=10886