Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > PROPI publica editais de Bolsas Institucionais e Voluntários de Iniciação Científica/Inovação Tecnológica

Edital 01/2021 é destinado a estudantes de graduação e edital 02/2021, a estudantes de ensino médio/técnico

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 30/03/2021 às 12:00
  • Última modificação 30/03/2021 às 12:42

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) publica editais de Bolsas Institucionais e Voluntários de Iniciação Científica/Inovação Tecnológica para estudantes da instituição.

O edital 01/2021 - PIBIC/IFTM e PIVIC/Graduação – é destinado a estudantes de graduação. As inscrições foram prorrogadas até às 12h do dia 5 de abril e devem ser realizadas pelos orientadores dos projetos por meio do módulo Projetos de Pesquisa - MPES - no Virtual IF.

O edital 02/2021 - BIC Jr/IFTM e PIVIC/Ensino Médio – é destinado a estudantes de ensino médio/técnico. O período de inscrições também foi prorrogado até às 12h do dia 5 de abril e as inscrições são realizadas da mesma forma relatada acima.

Para ambos editais, o número de bolsas será determinado pela Direção Geral de cada campus, de acordo com disponibilidade financeira e orçamentária. Além disso, as bolsas do IFTM terão duração de 8 meses, mesmo tempo de duração dos projetos.  No caso de o orientador não ter interesse na bolsa, o projeto selecionado poderá ter duração mínima de 6 meses.

As bolsas contempladas pelo edital 01/2021 terão o valor mensal de R$400,00, e as contempladas pelo edital 02/2021, de R$120,00.

Visando atender à política institucional de socialização da pesquisa, estabeleceu-se, preferencialmente, uma bolsa por orientador que tenha seu projeto classificado. Porém, o orientador que inscrever mais de um projeto poderá ser contemplado com uma segunda bolsa após todos os orientadores com inscrições classificadas terem sido contemplados.

A divulgação do resultado preliminar ocorre a partir do dia 15 de abril e a do resultado final, a partir do dia 19 de abril, na página de Editais da PROPI.

Mais informações na página de Editais da PROPI.

Sobre o BIC Jr/IFTM e PIVIC/Ensino Médio

A Bolsa de Iniciação Científica Júnior (BIC Jr) é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e para a iniciação à pesquisa de estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional com vistas ao estímulo e treinamento dos estudantes do Ensino Médio/Técnico do IFTM, sendo destinada à atividade inicial de pesquisa científica, tecnológica ou artístico-cultural.

O Programa Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica (PIVIC/Ensino Médio) do IFTM engloba os estudantes de ensino médio/técnico envolvidos com projetos não contemplados com bolsa de pesquisa e inovação, sendo esses qualificados como voluntários. Ele tem como objetivos ampliar a oportunidade de participação de discentes em projetos de pesquisa; facilitar a introdução dos discentes no âmbito da produção do conhecimento científico e tecnológico; incrementar e qualificar as atividades de iniciação científica do IFTM; e fortalecer as demandas pelo incremento das atividades de iniciação científica.

Sobre o PIBIC/IFTM e o PIVIC/Graduação

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica/Inovação Tecnológica visa apoiar a política de Iniciação Científica/Tecnológica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de IC é concedida diretamente pelas Instituições responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores (orientadores) interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

São objetivos específicos do Programa despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação; contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores; contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional; estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação; e estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural.

O Programa Voluntário de Iniciação Científica/Tecnológica (PIVIC) do IFTM engloba os estudantes de graduação envolvidos com projetos não contemplados com bolsa de pesquisa e inovação, sendo esses qualificados como voluntários. O programa tem como objetivos: ampliar a oportunidade de participação de discentes em projetos de pesquisa; facilitar a introdução dos discentes no âmbito da produção do conhecimento científico e tecnológico; incrementar e qualificar as atividades de iniciação científica do IFTM; e fortalecer as demandas pelo incremento das atividades de iniciação científica.